Vacina liberada: Campo Grande imuniza pessoas de 6 a 16 anos contra a dengue a partir das 13h

Vacinação acontece nos 74 postos de saúde a partir das 13h desta quinta-feira (18)

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Vacina Qdenga (Foto: Alicce Rodrigues, Midiamax)

Seguindo a recomendação do Ministério da Saúde, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) de Campo Grande decidiu ampliar a vacinação contra a dengue para pessoas entre 6 e 16 anos a partir das 13h desta quinta-feira (18). A imunização poderá ser feita nas 74 unidades de saúde de Campo Grande.

A Sesau tem 1,3 mil doses da vacina contra a dengue disponíveis e com vencimento em 30 de abril, que vão atender o público maior. A secretaria destaca que como há um estoque reduzido no quantitativo de doses, há a possibilidade de faltas em alguns locais.

A imunização contra a dengue inclui esquema vacinal de duas doses. As primeiras doses foram aplicadas em 11 de fevereiro e existe um intervalo de três meses da primeira para a segunda aplicação – e assim concluir o esquema vacinal.

Para isso, o município deverá receber um novo lote de vacinas do Ministério da Saúde a partir do início do mês de maio, cumprindo, assim, o intervalo recomendado pelo fabricante.

Estratégia temporária

A aplicação das doses vai depender da disponibilidade de cada município. Em caso de necessidade, esta estratégia poderá ser ampliada até o limite etário especificado na bula da vacina dengue, que compreende dos 4 aos 59 anos, 11 meses e 29 dias de idade.

De acordo com o Ministério da Saúde, a modificação da estratégia é temporária, em razão da data de vencimento das vacinas. Mas quem se vacinar nesse cenário, terá sua segunda dose garantida.

“Lembrando que cada município está em uma situação em relação ao estoque e busca pelas vacinas, então é importante verificar junto ao município a faixa etária liberada. Neste momento é de extrema importância levar as crianças para a atualização da caderneta vacinal, para protegê-las e reduzir os riscos de dengue”, acrescentou.

Conteúdos relacionados

grávida
corumbá