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Cotidiano

MS tem 1,9 mil km de ferrovias subutilizadas ou sem fluxo que podem ganhar revitalização

Da extensão total da linha férrea de MS, 646 quilômetros não apresentam nenhum tráfego no Estado
Liana Feitosa -
Ferrovia Malha Oeste liga MS a SP (Foto: Chico Ribeiro, Governo de MS)

tem cerca de 2.400 quilômetros de ferrovias administradas pela Rumo Logística, companhia que detém cerca de 14 mil quilômetros de malha ferroviária no país. No entanto, auditoria realizada pelo TCU (Tribunal de Contas da União) identificou que o transporte ferroviário está subutilizado no Brasil, inclusive em MS.

A ferrovia RMO (Rumo Malha Oeste) tem 1.970 quilômetros que cortam Mato Grosso do Sul, ligando o estado de ao território sul-mato-grossense por uma linha que vai até , e outra ramificação que vai até Ponta Porã.

Já a ferrovia RMN (Rumo Malha Norte) tem 741 quilômetros. Ela entra em MS pela cidade de Aparecida do Taboado a partir do município de Rubineia (SP), e segue até Mato Grosso, no Terminal de Rondonópolis.

Considerando essas duas malhas, o estudo utilizou dados da ANTT e identificou o cenário descrito abaixo em relação ao fluxo de trens no ano de 2022.

Veja como está o uso das ferrovias em Mato Grosso do Sul

Ou seja, são 1.900 quilômetros subutilizados, com baixo, baixíssimo ou nenhum fluxo de trens. Desses, 646 km não apresentam nenhum tráfego nas linhas férreas.

A subutilização das ferrovias que passam por Mato Grosso do Sul só não se repete na malha norte, na chamada RMN (Rumo Malha Norte).

Nesse caso, 64,5% da malha apresenta fluxo médio e 35,5% registra fluxo alto. Ou seja, nesse trecho circulam de 6 a até mais de 10 pares de trens por dia.

Esse trecho ferroviário faz parte de um dos principais corredores de transporte ferroviário do país, responsável por boa parte do escoamento da produção agrícola de milho, soja, açúcar e farelo de soja, além de insumos agrícolas. 

É na malha norte que se encontra o maior terminal de grãos da América Latina, o Terminal de Rondonópolis.

Mapa da malha ferroviária brasileira

Revitalização

O estuda obrigar que concessionárias responsáveis pelas ferrovias brasileiras tenham que indenizar os cofres públicos para que possam renovar seus contratos com a União. A informação é da Folha de S. Paulo.

Nas próximas semanas a ANTT, que fiscaliza essas concessionárias, deve concluir um relatório que detalha como isso deverá acontecer. Com isso, o Ministério dos Transportes deve divulgar em breve como se dará o processo de retomada dos trechos. 

De acordo com técnicos do governo, essas indenizações podem gerar cerca de R$ 20 bilhões aos cofres públicos, dinheiro que deverá ser reinvestido no setor ferroviário, conforme o governo.

Ainda segundo a Folha, as concessionárias consideram a alternativa favorável, já que sairia mais caro construir ferrovias novas. Hoje, para cada quilômetro de trilho construído do zero, as estimativas de custo oscilam entre R$ 15 milhões e R$ 20 milhões.

Já cada quilômetro de ferrovia inutilizada atualmente, a média seria de R$ 1,5 milhão a R$ 2 milhões, com possíveis variações, dependendo da complexidade de cada caso.

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