Com 13° e proximidade do Natal, semana é decisiva para vendas no comércio do Centro

A decoração da rua 14 de julho e a vida noturna, também são estímulos para os consumidores

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Movimento no centro de Campo Grande (Foto: Helder Carvalho/Jornal Midiamax)

A semana começa com expectativa alta para comerciantes e vendedores da região central de Campo Grande, devido à grande tendência de compras. A proximidade com o Natal, o horário estendido e o 13° dia 20 de dezembro, devem ser decisivos para as vendas.

Até o dia 23 de dezembro, o Centro de Campo Grande fica aberto até às 22h durante a semana, dando mais chance para quem quer fazer as compras de Natal. A decoração da Rua 14 de Julho e a vida noturna também são estímulos para os consumidores.

Entre os vendedores, há quem note aumento nas vendas e quem ainda esteja apreensivo, mas todos unânimes em dizer que a semana será decisiva para o comércio. Dia 20 de dezembro é o prazo máximo para pagamento integral ou da segunda parcela do 13° salário.

Atendente de loja de cosméticos e acessórios, que não quis se identificar, disse estar impressionada com a movimentação do Centro, principalmente após às 18h. Ela acredita que a decoração é um atrativo e ajuda a aumentar o consumo nas lojas, obrigando eles a repor estoques em menor espaço de tempo.

Por outro lado, outras duas atendentes afirmam que o movimento ainda é tímido e parecido com o ano passado, mas as expectativas são altas. “Brasileiro deixa tudo para a última hora”, afirma Valdete Oliveira, caixa de loja de vestuário feminino.

R$ 189 milhões na economia

Com o horário de funcionamento do comércio estendido desde o dia 9 de dezembro, as vendas de fim de ano em Campo Grande devem crescer 5,5% em relação ao ano anterior. A expectativa é de um ticket médio de R$ 278,20, o que deve gerar uma movimentação de R$ 189,9 milhões na economia da Capital.

Em comparação com 2023, quando as vendas alcançaram R$ 180 milhões, com um R$ 260, a variação chega a 7%. Os dados são do levantamento realizado pela CDL-CG (Câmara dos Dirigentes Lojistas de Campo Grande), que ouviu 210 consumidores, nas sete regiões de Campo Grande, entre os dias 4 e 9 de dezembro.

Entre os entrevistados, 68% afirmaram que pretendem dar presentes neste fim de ano. Por outro lado, 21% não poderão presentear seus entes queridos, uma alta de 15% em relação a 2023. Outros 6% ainda estão indecisos, e 5% não têm o hábito de presentar.

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