As notícias não são animadoras para quem espera chuvas consideráveis e temperaturas amenas em junho em Mato Grosso do Sul, pois a previsão aponta calor e baixo volume nos próximos dias, principalmente na região sudoeste do Estado.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) indica que há uma tendência de chuvas próximas e abaixo da média climatológica para o mês. “Ressalta-se que, nesta época do ano, há uma tendência de redução das chuvas na parte central do país”, pontua.

O prognóstico ainda prevê a redução dos níveis de umidade do solo diante do baixo volume de chuva. Quanto às temperaturas, a previsão indica que deverão ser acima da média em todo o Brasil. Na Centro-Oeste, as temperaturas devem variar entre 20°C e 24°C.

inmet
Previsão de anomalias de (a) precipitação e (b) temperatura média do ar do modelo climático do Inmte, para o mês de junho de 2024

Mais quente e menos chuvoso

Conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul), o estudo que utiliza previsão probabilística da precipitação e da temperatura do ar apresenta projeções do clima indicando um enfraquecimento gradual do fenômeno ‘El Niño’ e, possivelmente, mudança para uma condição de neutralidade.

A tendência até o mês de julho para o Estado é de temperaturas mais altas e volume de chuvas menores que a média histórica. Ainda nos primeiros dias de junho, a região registra baixa umidade relativa do ar, com nível de 20 a 30%, abaixo do ideal para a saúde.