Chuvas dão uma ‘mãozinha’ e incêndios no Pantanal seguem controlados
A região não apresenta novos focos de incêndio há algumas dias, mas equipe de bombeiros segue monitorando o local
Carol Leite –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Os Bombeiros Militares que atuam nos incêndios do Pantanal receberam uma ‘maõzinha’ da chuva nestes últimos dias. Graças aos trabalhos dos profissionais e a colaboração do clima, todos os focos de incêndio estão controlados.
O Boletim da Operação Pantanal 2024 trouxe boas notícias nesta segunda-feira (28) ao confirmar que as chamas seguem controladas nos últimos dias. O monitoramento alerta para as regiões críticas próximo ao PEPRN (Parque Estadual Pantanal do Rio Negro), Serra do Amolar, Passo do Lontra e Paiaguás.
PEPRN (Parque Estadual Pantanal do Rio Negro):
Duas áreas do Parque Estadual Pantanal do Rio Negro foram afetadas por focos de incêndio ao longo da semana. A primeira, entre o Rio Negro e o Rio Abobral, e a segunda, situada entre o Rio Vermelho e o Rio Miranda, nas proximidades do Morro do Azeite, seguem sendo monitoradas pelas equipes com o uso de drones.
Na última segunda-feira (28), foram detectados pontos de calor dentro da área queimada nos últimos dias. Diante disso, a equipe de geomonitoramento da SCI (Sala de Situação do Sistema de Comando de Incidentes) segue acompanhando e mantendo vigilância contínua sobre a região.
Região de Paiaguás:
Os dois pontos de calor detectados na tarde deste domingo (27) seguem sendo monitorados pela SCI, pois não houve necessidade de empenho das guarnições para combate.
Serra do Amolar
A região do Amolar vem enfrentando focos recorrentes de incêndio nas últimas semanas, exigindo vigilância constante das equipes de combate. Duas áreas de calor foram detectadas por satélite, uma a oeste e outra a leste do rio Paraguai. As duas equipes, compostas por militares do CBMMS, permanecem em prontidão na Base Avançada do Amolar, monitorando de perto a situação.
Operação Pantanal
A Operação Pantanal atua na região desde abril deste ano, e a previsão é continuar os trabalhos, visando evitar novos focos de incêndio e para garantir a proteção do bioma e da população local. A equipe possui atualmente 151 bombeiros militares e 79 militares da Força Nacional, além de representantes da Marinha, Força Aérea, Polícia Civil e Militar, agentes do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), e brigadistas do PrevFogo (Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais).
*Sob supervisão de Guilherme Cavalcante
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!
Notícias mais lidas agora
- Após alerta da Sesau, casos de Hepatite A sobem para 79 em Campo Grande
- VÍDEO: Atirador fez disparos contra ‘Calcinha’ na frente de crianças em conveniência no Caiobá
- Pai de motorista de Porsche que matou motoentregador pede restituição do carro
- Confira as regras: Refis da Prefeitura de Campo Grande começa dia 4 com descontos de até 80%
Últimas Notícias
Com drone, rapaz é preso tentando arremessar maconha e cocaína para a Máxima
Ele contou que alugou uma casa na região para guardar a droga
Caso Eldorado vai parar em comissão especial do TJSP
Nas mãos do TJ-SP A ministra Nancy Andrighi, do STJ, determinou que o Tribunal de Justiça de São Paulo julgue a reclamação apresentada pela J&F Investimentos, que pede a nulidade de uma sentença de 1ª instância, proferida enquanto o processo sobre a venda da Eldorado Brasil Celulose estava suspenso pelo próprio tribunal. A J&F pedia…
[ BASTIDORES ] Cafézinho após operação vira conteúdo no interior de MS
Deputados estão de olho em cargos na Alems e fora da Casa de Leis
Motorista de aplicativo é feito refém por dupla durante assalto no Los Angeles em Campo Grande
Motorista de aplicativo teve uma arma apontada para a cabeça
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.