‘Cheiro insuportável’, taxistas reclamam de local escolhido para banheiros químicos na 14 de Julho

O fechamento da rua 14 de Julho ocorre desde o último fim de semana

Lethycia Anjos – 31/08/2024 – 11:52

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Banheiros químicos
Banheiros químicos na 14 de julho (Leitor Midiamax)

Desde a última semana, a Rua 14 de Julho tem sido fechada aos fins de semana com o objetivo de trazer de volta a vida noturna no centro de Campo Grande. O fechamento da via busca avaliar o impacto sobre os moradores e comerciantes da região, considerando o aumento no número de visitantes após a abertura de novos bares e restaurantes. No entanto, essa iniciativa tem gerado descontentamento aos taxistas.

No primeiro fim de semana, a principal reclamação se deu por conta da falta de banheiros químicos para atender ao grande fluxo de pessoas, problema que foi resolvido nesta sexta-feira (30). Contudo, taxistas reclamam que o local escolhido para a instalação dos banheiros tem causado transtornos a quem trabalha na região.

“Revoltante ver a falta de respeito com os trabalhadores que passam horas no ponto da Rua Maracaju com a Rua 14 de Julho. Colocar ao lado do nosso local de trabalho, um absurdo que não podemos aceitar! Um cheiro insuportável, e essa falta de planejamento precisa ser corrigida”, afirmou um dos taxistas em publicação divulgada nas redes sociais.

Flávio Panissa, presidente da Coopertaxi, afirma que, apesar do aumento do movimento após o fechamento da Rua 14 de Julho, ainda não houve um impacto positivo significativo para a categoria. No entanto, ele reconhece que pode haver benefícios no futuro.

“Temos fé de que, com o tempo, o número de corridas também aumentará. Acreditamos que, com a continuidade das mudanças, os benefícios virão, mas é essencial que a região receba a infraestrutura adequada para acomodar esse aumento de movimento. Não é aceitável que as pessoas precisem fazer suas necessidades nas ruas sem um mínimo de organização”, ressaltou Flávio.

Além disso, Panissa afirma que carros particulares invadem os pontos de táxi, impedindo que os taxistas consigam estacionar para atender os passageiros.

Reunião avaliou fechamento da 14 como positivo

Rua 14 de julho
Rua 14 de julho (Guilherme Caqvalcante, Midiamax)

A primeira reunião de avaliação do teste de fechamento da Rua 14 de Julho, ocorreu no último fim de semana, e avaliou a medida como positiva. Com isso, a estratégia será mantida pelo menos até novembro, estritamente às sextas e sábados, e passará por incrementos na logística e nas estruturas a serem disponibilizadas pela Prefeitura.

O município pontuou que não houve, nem via polícia e nem via 156, reclamações de violação da lei do silêncio. “Não recebemos nenhuma reclamação, são muitos pontos positivos que nos fazem acreditar que o fechamento deve permanecer, mas temos que aperfeiçoar”, avaliou Katia Silene Saturi Warde, que está à frente da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano).

Na ocasião, a situação dos banheiros químicos e da limpeza da via também foi relatada como uma urgência a ser contornada. Conforme os empresários, o recorde de público fez com que a estrutura disponível nas casas não fosse suficiente para a demanda. A limpeza da via e recolhimento do lixo, também acertada na primeira reunião, ocorreu com outra logística.

A reunião ocorreu na noite da terça-feira (27), com representantes da Prefeitura de Campo Grande e empresários do setor gastronômico da via, uma semana após o anúncio dos testes de fechamento. Como medidas de aperfeiçoamento, o Executivo garantiu a implantação de banheiros químicos, limpeza, interdições das 20h à meia-noite e combate a ambulantes, além de mais presença da GCM (Guarda Civil Metropolitana). O som ambiente e bandas ao vivo também seguem limitados até as 23h59 de cada dia.

O Jornal Midiamax questionou a prefeitura de Campo Grande sobre as reclamações feitas pelos taxistas, mas até o fechamento da matéria não obteve resposta. O espaço permanece aberto para manifestações.

Fechamento 14
Mais uma quadra da Rua 14 de Julho pode ser fechada (Ana Laura Menegat, Midiamax)

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Conteúdos relacionados

UEMS na comunidade