Chapéu e água são alternativas para driblar calor extremo de MS por quem trabalha na construção civil
Calor intenso castiga quem trabalha ao ar livre em MS
Jennifer Ribeiro, Clayton Neves –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Ninguém escapa do calor extremo que persiste em Mato Grosso do Sul e, por isso, o ar-condicionado presente nas empresas serve de alento para quem precisa se concentrar nas tarefas do trabalho. Mas, como ficam os profissionais que atuam exclusivamente ao ar livre, nas ruas, calçadas e terrenos das cidades?
Dos mais antigos aos mais novos na profissão, quem trabalha em locais em que o ar-condicionado ou ventilador são inacessíveis, precisa buscar maneiras de driblar o calor insuportável e garantir que a saúde não será duramente afetada durante o expediente.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Atuando em obras há mais de 30 anos, o pedreiro Orlando Seabra, 60, afirma que essa é a pior época do ano. Com o calor intenso, a baixa umidade relativa do ar e a poluição, quem atua na construção civil, exposto ao sol o dia todo, sofre bastante. Com sua experiência, Orlando afirma que quem não é acostumado a ficar exposto ao sol jamais aguentará o ritmo de trabalho.
“Saí da roça e já comecei a trabalhar com construção, então, já estou calejado. Mas quem não é acostumado, está começando agora, sofre mesmo”, explica.
Orlando conta que atualmente trabalha com mais cinco pessoas. Para eles, não tem horário melhor ou pior, o jeito é continuar a obra para não haver atrasos. No entanto, ele garante: chapéu e água não podem faltar.
“Minha mulher até fala pra usar protetor solar, mas não uso. Já estou acostumado, nem blusa de manga coloco. A gente acaba se acostumando com essa rotina, com essa condição. Sei que a nossa profissão é uma das que mais sofre nesses dias quentes, mas tem outras que exigem tanto quanto”, pontua.
Água gelada não pode faltar
Erick, 22 anos, também atua na construção civil e para ele, o horário do pós-almoço é o mais complicado, já que é o horário de mais incidência solar. Por isso, sempre que está trabalhando ele usa boné e óculos, como maneira de amenizar os efeitos do calor.
“Com esse sol ninguém se acostuma. Sempre deixamos água e gelo para ir tomando durante o dia”, conta.
Vanderci Fernandes de Souza, de 52 anos, também é pedreiro e afirma que até é acostumado a trabalhar no calor, porém, nestes últimos as temperaturas estão muito elevadas, dificultando o trabalho.
“Em outras épocas de muito calor a gente sente, mas não tanto como agora. A gente tenta usar roupas mais leves e sempre colocamos chapéu para trabalhar. Também aumentamos a ingestão de água pra ninguém passar mal durante o trabalho”, afirma.
Impactos à saúde humana
O médico pneumologista, Ronaldo Queiroz, explica que o clima extremo causa uma agressão grande nas vias aéreas, gerando dificuldade respiratória, ressecamento das vias e que formam pequenas fissuras que acabam facilitando as infecções.
Grupos de risco como idosos e crianças estão mais suscetíveis ao clima. Como não há solução imediata para o clima, o que nos resta é tentar minimizar os impactos dessa baixa umidade do ar no corpo humano. Confira algumas dicas:
- Evitar exposição ao sol;
- Usar chapéu, boné e até sombrinhas para reduzir as chances de insolação;
- Evitar exercícios em períodos críticos, entre 9h e 16h;
- Proteja-se do sol: use protetor solar;
- Hidratação é muito importante, beba água na média de 40 ml por kg de peso;
- Ligar o umidificador dentro de casa por algumas horas.
✅ Siga o @midiamax no Instagram
Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰
🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!
🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada! 🚀
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Furacão Milton ganha ‘Big Brother’ com câmeras ao vivo na internet
- VÍDEO: Sob alerta de tempestade, Campo Grande registra rápida chuva de granizo
- Vereador que não conseguiu reeleição morre três dias após eleições em MS
- Casal é feito refém por mais de 8 horas e amarrado durante roubo em sítio de MS
Últimas Notícias
Hulk quebra recorde e Atlético-MG bate o Grêmio em jogo atrasado no Brasileiro
Um dos maiores ídolos recentes da história do Atlético-MG, o atacante Hulk quebrou mais um recorde com a camisa atleticana. Em jogo atrasado da sexta rodada do Campeonato Brasileiro, o camisa 7 foi essencial na vitória por 2 a 1 sobre o Grêmio, nesta quarta-feira, na Arena MRV, contribuindo com um gol e uma assistência.…
Foto tirada de prédio mostra córrego transbordado na região da Rachid Neder
Carros foram arrastados no local
Ventos chegaram aos 85km/h em Campo Grande durante tempestade, diz meteorologia
Campo Grande registrou forte chuva na noite desta quarta
Chuva causou alagamentos e estragos em Campo Grande
Carro boiando no cruzamento da Espírito Santo com a Mato Grosso
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.