Censo Moradias revela disparidade social na fronteira e aldeias de Mato Grosso do Sul

Diferente do restante do Estado, indígenas tem menos acesso à internet e máquina de lavar roupa

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Comunidade indígena Tey Jusu em Caarapó (Reprodução)

Entre as pesquisas do Censo 2022, foram analisados os tipos de residências onde as pessoas moram e além da predominância de casas, Mato Grosso do Sul se destaca pela desigualdade em relação aos indígenas e moradores de cidades fronteiriças. Nessas localidades é evidente a vulnerabilidade social.

Os dados do Censo 2022 – Características dos domicílios mostram que Mato Grosso do Sul tem a 5ª maior proporção de pessoas residindo em casas, isso significa 91% da população. Além disso, 87% da população do estado viviam em residências com parede externa de alvenaria com revestimento.

Ainda conforme o Censo, 88,35% dos domicílios do Estado têm acesso à internet e 3 de cada 4 domicílios tinham máquina de lavar roupas. Mas a realidade não é a mesma para os mais de 2 milhões de habitantes de Mato Grosso do Sul, já que em cidades fronteiriças ou com grandes comunidades indígenas, os dados são outros.

Enquanto em Chapadão do Sul 96% viviam em domicílios com paredes externas de alvenaria, em Paranhos e Sete Quedas em torno de 30% vivem em casas com revestimento de madeira.

Em todo o Estado, 8,5% da população vive em casas de alvenaria sem revestimento e outros 3,2% em casas de madeira.

Disparidades com povos indígenas

Em relação à internet, os municípios de MS apresentaram proporções bem díspares. Maracaju registra o maior valor (93,42%), seguido de Chapadão do Sul (93,41%). O menor valor ficou com Paranhos (58,82%), seguido por Japorã (60,10%). Campo Grande registrou o 6º maior percentual (91,84%).

Enquanto 61,9% da população indígena nacional possuía acesso, os indígenas de MS registraram 59,2% com acesso à internet.

Foi perguntado aos moradores indígenas se eles possuíam máquina de lavar roupas. O resultado foi que, em sua maioria, os moradores não tinham máquina de lavar roupas (63,0%).

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada! 🚀

Conteúdos relacionados

humap vagas