Pular para o conteúdo
Cotidiano

Celebrado nesta sexta, Exército Brasileiro foi ‘motor’ de Mato Grosso do Sul e histórias quase se confundem

Forças Armadas estiveram no centro de discussões políticas desde o '8 de janeiro'
Osvaldo Sato -
Influência do Exército Brasileiro em Mato Grosso do Sul passa pela economia, educação, cultura e mais (Divulgação, CMO)

Talvez nunca tenha se falado tanto nas Forças Armadas como nos últimos anos. A relação próxima dos militares com a extrema direita, cristalizado no episódio recente conhecido como “8 de Janeiro”, dão o tom do quanto o Exército Brasileiro esteve envolvido em polêmicas e também do quanto será preciso trabalhar para recuperar a imagem da instituição.

Contudo, há vários olhares possíveis sobre a importância das Forças Armadas, que comemoram nesta sexta-feira (19) o Dia do Exército Brasileiro. Para além das polêmicas, mas sem esquecê-las, a história de Mato Grosso do Sul chega a se confundir com a da instituição – inegavelmente uma grande influência, talvez a maior, para o desenvolvimento da parte sul do antigo Mato Grosso.

Afinal, com histórico de conflitos desde sua gênese, tais como a Guerra da Tríplice Aliança – mais conhecida como a Guerra do Paraguai – não se pode falar da história deste Estado sem relacioná-la com a presença do Exército Brasileiro. É o que defende o historiador Eronildo Barbosa, ao Jornal Midiamax. Em uma linha histórica, ele conta como foi a chegada nestas terras.

“O Exército Brasileiro chega em Mato Grosso do Sul de forma efetiva com a Guerra do Paraguai, com 3.500 homens, mesmo que antes já houvesse algumas presença de forças policiais”, explica. Segundo ele, o Exército Brasileiro foi fundamental para que se criasse uma concepção de estado para Mato Grosso do Sul.

“Não se pode descrever o sul de Mato Grosso sem falar do Exército, e sua influência está nos nomes das ruas, colégios, praças, monumentos”, afirma o professor. “A presença do Exército possibilitou a instalação de hospitais, escolas dos corpos de guarda, e sua influência perpassa a cultura, a política, a economia, a educação, principalmente nas cidades de Corumbá, Campo Grande, , Coxim, Miranda, Nioaque, e outras que estiveram envolvidas na guerra”, acrescenta.

A criação de Mato Grosso do Sul

A de Mato Grosso do Sul está intrinsecamente ligada ao contexto da Militar no Brasil. Neste sentido, o Exército Brasileiro desempenhou um papel significativo nesse processo. No contexto histórico, no final da década de 1970, o governo federal buscou garantir a maioria dos votos no Colégio Eleitoral (eleição indireta) para sustentar o regime militar.

A criação de Mato Grosso do Sul foi parte dessa estratégia. O presidente Ernesto Geisel (1974-1977) promoveu a união do estado da Guanabara ao Rio de Janeiro e criou o estado de Mato Grosso do Sul. A forte presença do Exército Brasileiro em Mato Grosso do Sul entregou um legado multifacetado, com impactos que se estendem até os dias atuais

Dentre elas, na Infraestrutura e Desenvolvimento, pois durante o período militar, houve investimentos significativos em infraestrutura, como estradas, pontes e comunicações. Esses projetos contribuíram para o desenvolvimento econômico e a integração da região com outras partes do país.

No agronegócio, o Exército Brasileiro incentivou o agronegócio na região, promovendo a expansão da fronteira agrícola. Mato Grosso do Sul se tornou um importante produtor de soja, , carne bovina e cana-de-açúcar. Essa influência persiste até hoje, com a agricultura e a pecuária desempenhando um papel vital na economia estadual.

De forma geral, a influência militar moldou a cultura e a identidade sul-mato-grossense. O estado tem uma forte tradição militar, com bases do Exército Brasileiro e eventos relacionados às Forças Armadas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Corpo encontrado em córrego de Ribas do Rio Pardo é de operador de máquinas desaparecido

Eduardo Bolsonaro agradece Trump por revogar visto de Moraes: “Só o começo”

Durante passeio com a família, sargento de MS salva duas pessoas após barco virar na Bolívia

Vídeo: ‘Não deu tempo de parar’, diz motorista que atropelou idosa na Duque de Caxias

Notícias mais lidas agora

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

moraes

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

Últimas Notícias

Polícia

Pitbull é resgatado em meio a fezes, sem água e comida, no Santo Eugênio

Animal estava amarrado e exposto ao frio

Política

STF tem placar de 4 votos a 0 para manter cautelares contra Jair Bolsonaro

Ainda falta o voto do ministro Luiz Fux

Política

Barroso saiu dos EUA quatro dias antes de anúncio de revogação de vistos

Ministro chegou ao país no dia 4 e foi embora no dia 14

Política

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Apenas três estarão fora da lista de sancionados pelo governo norte-americano