Pular para o conteúdo
Cotidiano

CCZ muda regras para castração em Campo Grande e pega ONGs e protetores de surpresa

Sesau alega mudança ocorre porque várias pessoas estavam procurando o CCZ com o mesmo número de protocolo para castração
Fábio Oruê, Liana Feitosa -
castração ccz
Filhote para a adoção (Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)

O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de mudou as regras para agendamento da castração de animais e pegou ONGs (Organizações não-governamentais) e protetores independentes de surpresa. Segundo eles, a nova regra pode dificultar ainda mais o trabalho de cuida dos bichinhos.

“Antes, as ONGs tinham direito a 10 vagas de castração. Do nada eles diminuíram para 3, e agora, simplesmente estão determinando que ONGs e protetores não podem mais passar os protocolos para o adotante levar os animais lá”, diz a protetora Laura Cristina, da Amigo Fiel.

“Estão dizendo que somente o protetor tem que levar o animalzinho. Tudo isso para atrapalhar mais ainda o trabalho nobre, voluntário e árduo que nós realizamos na causa animal”, desabafa ela em postagem nas .

Segundo a (Secretaria Municipal de Saúde), o CCZ percebeu a duplicação na cedência dos números de protocolo para a castração. “Isso significa que duas ou mais pessoas apareciam na sede da coordenadoria apresentando o mesmo número de protocolo. Sendo assim, a CCZ passará a exigir apenas o que já está determinado nas orientações do agendamento, ou seja, que o titular da vaga leve seu animal”, diz nota enviada ao Jornal Midiamax.

castração ccz
para adoção (Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)

Rede de apoio para castrar os animais

As vagas para castração são divididas em 70% para a população e 30% às entidades de proteção animal e protetores independentes. A protetora voluntária Letícia Pereira conseguia os agendamentos e repassava para as ONGs, como forma de ajudá-las.

As vagas que as ONGs recebem não são suficientes para dar conta da demanda de castrações necessárias aos animais. Por exemplo, a Amigo Fiel repassava a vaga para que o adotante levasse o animais para castrar. Com as novas regras, apenas quem adota deve agendar e levar o pet para a cirurgia.

“Essa prática, que facilitou o trabalho de inúmeros protetores ao longo dos anos, foi alterada sem qualquer comunicação oficial na página do CCZ, deixando todos nós no escuro”, afirma Letícia ao Jornal Midiamax.

castração ccz
Cachorros para adoção (Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)

Entretanto, segundo a Sesau, todos os meses, há uma média de 20% de faltas nos agendamentos. “Muitos protetores dependem de vagas repassadas por aqueles que não podem utilizá-las, ou que conseguiram as vagas para ajudar quem mais precisa. Além disso, muitos trabalham e não têm a disponibilidade de ir à SUBEA para agendar e esperar horas. A flexibilidade de levar o animal no horário marcado sempre foi uma solução prática e eficaz”, explica à reportagem.

Ela conta que ao longo dos anos conseguiu agendar cinco vagas por mês. Letícia repassava as vagas para outras pessoas que realmente necessitavam. O CCZ também informa ao Jornal Midiamax que a partir de 02 de dezembro ofertará 5 vagas presenciais de segunda a sexta, às 9h da manhã, para ampliar a chance dos moradores.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Interdição por alagamento na BR-267 permanece entre Jardim e Porto Murtinho

HU de Dourados realizou mais de 500 partos em mulheres das comunidades indígenas em 2024

onibus

Justiça aumenta indenização do Consórcio Guaicurus a passageira que se machucou ao ficar presa em porta

Maidê Mahl quebra silêncio após ser encontrada ferida em hotel: ‘Recuperação’

Notícias mais lidas agora

Assassino de Ivone foi preso 4 vezes por violência doméstica contra a vítima 

Confira a programação: Fiéis católicos se reúnem no Sábado Santo

Interdição por alagamento na BR-267 permanece entre Jardim e Porto Murtinho

Campo Grande sofre com alagamentos, mas recuperação só ocorrerá após trégua nas chuvas

Últimas Notícias

Cotidiano

Chuva destrói barracos e deixa 30 famílias desalojadas em comunidade de Campo Grande

Água começou invadir a comunidade durante a madrugada

Famosos

Tá rolando? Ana Castela é flagrada com ator em praia dos Estados Unidos

Ana Castela apareceu curtindo uma praia em Miami, nos Estados Unidos, ao lado de um ator brasileiro; cantora está solteira desde o término com Gustavo Mioto

Cotidiano

Assassino de Ivone foi preso 4 vezes por violência doméstica contra a vítima 

Autor tem ficha criminal extensa desde 2011, e possui ‘perfil violento’ segundo a polícia

Famosos

Eliminado do BBB 25, Diego Hypolito se revolta com ataque de Vilma: ‘Pesado’

No Mesacast BBB, Diego Hypolito ficou de boca aberta com uma declaração que Vilma Nascimento fez contra ele pelas costas; entenda o que rolou