Precisa se vacinar? Neste fim de semana, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), de Campo Grande, promove um plantão de vacinação contra a gripe em unidades de saúde, shoppings, escola e no Quartel Central do Corpo de Bombeiros.

A vacinação contra a doença iniciou no dia 21 de março na Capital, antecipando o calendário nacional. De acordo com a Sesau, a expectativa é vacinar ao menos 90% do público prioritário, estimado em cerca de 300 mil pessoas em todo o município.

Inicialmente, a campanha deve ocorrer até o dia 31 de maio, conforme o cronograma do Ministério da Saúde. Até o momento, aproximadamente 43 mil pessoas foram vacinadas, o que representa quase 15% do público-alvo.

Rosana Leite de Melo, secretária municipal de Saúde, destaca que é imprescindível que a população que se enquadra no grupo prioritário mantenha o calendário vacinal atualizado.

“A vacina é a melhor estratégia de prevenção contra a influenza e possui capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus. Assim, reduzindo o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos”, destacou.

Neste ano, a vacina disponibilizada pelo SUS (Sistema Único de Saúde) é eficaz contra três tipos de cepas de vírus em combinação. São elas: A/Victoria/4897/2022 (H1N1)pdm09; b. A/Thailand/8/2022 (H3N2); c. B/Austria/1359417/2021 (linhagem B/Victoria), conforme a Instrução Normativa (IN) no 261, de 25 de outubro de 2023, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Onde se vacinar?

Sábado – 20 de abril

  • Shopping Norte Sul – 10h às 18h
    Shopping Bosque dos Ipês – 10h às 17h
  • Quartel Central Corpo de Bombeiros – 7h30 às 16h30
  • USF Moreninha – 7h30 às17h
    USF Caiçara – 7h30 às 17h
    USF Serradinho – 8h às 12h
  • E. M Fauzi Gattas Filho – 8h às 12h

Domingo – 21 de abril

  • Shopping Norte Sul – 11h às 19h
    Shopping Bosque dos Ipês – 10h às 17h
  • Quartel Central Corpo de Bombeiros – 7h30 às 16h30

Grupos prioritários

Conforme o Ministério da Saúde, a vacinação abrange crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas a partir de 60 anos, gestantes, puérperas, pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos), pessoas com comorbidades e trabalhadores da saúde.

A vacinação contempla ainda indígenas vivendo fora de terra indígena, assim como os que vivem em terra indígena. Adolescentes em medidas socioeducativas (menores de 18 anos), população privada de liberdade, funcionário do sistema de privação de liberdade e pessoas em situação de rua.

Conforme o cronograma, algumas profissões como professores, forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, passageiros urbano e de longo curso e trabalhadores portuários também estão aptas a se vacinar.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.