Campo Grande enfrenta 5º dia de céu encoberto por fumaça e qualidade do ar é ruim
Monitoramento indica níveis altos de poluentes
Karina Campos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Campo Grande enfrenta mais um dia coberta de fumaça de incêndios e com qualidade do ar em nível considerado “ruim”, conforme o Qualiar, o monitoramento da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Neste sábado (7), a intensidade da fumaça permanece escondendo o céu.
As imagens de satélite do Zoom Earth indicam que o corredor de fumaça é transportado da região da Amazônia, chegando a invadir a Bolívia, Paraguai, além de se misturar com as queimadas do Pantanal. Este cenário se prolonga há quatro dias.
O monitoramento do Qualiar analisa o material particulado, com o termo técnico de PM10 e PM2,5. O material particulado é o principal poluente atmosférico utilizado como parâmetro para a análise e caracterização da qualidade do ar devido à frequência de ocorrência e aos prejuízos à saúde e ao meio ambiente que ele pode causar.
Alerta
Com a umidade relativa do ar abaixo do indiciado e onda de calor, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) emitiu um alerta sobre os impactos causados na saúde. Há, pelo menos, uma semana, Campo Grande vem enfrentando baixa umidade do ar, variando entre 20% e 12%.
Conforme o alerta, a Secretaria Municipal afirmou que segue um plano de contingência para esses períodos e orienta as unidades de saúde e a população. “É preciso sempre manter água limpa e fresca à disposição, ande sempre com um copo ou garrafa, fique atento aos sinais de superaquecimento como tonturas, náuseas, pulso rápido, pele seca e quente”.
Contudo, a Secretaria pede uma atenção especial com relação a crianças, idosos e pessoas com comorbidades para os sinais de desidratação, como boca seca, urina concentrada e suor excessivo. Além disso, os animais também precisam ser mantidos em local com sombra e circulação de ar.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Furacão Milton ganha ‘Big Brother’ com câmeras ao vivo na internet
- VÍDEO: Sob alerta de tempestade, Campo Grande registra rápida chuva de granizo
- Vereador que não conseguiu reeleição morre três dias após eleições em MS
- Casal é feito refém por mais de 8 horas e amarrado durante roubo em sítio de MS
Últimas Notícias
Foto tirada de prédio mostra córrego transbordado na região da Rachid Neder
Carros foram arrastados no local
Ventos chegaram aos 85km/h em Campo Grande durante tempestade, diz meteorologia
Campo Grande registrou forte chuva na noite desta quarta
Chuva causou alagamentos e estragos em Campo Grande
Carro boiando no cruzamento da Espírito Santo com a Mato Grosso
Deputado estadual Pedrossian Neto anuncia apoio a Rose Modesto
Fez uma postagem com foto ao lado da candidata
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.