Campo Grande é a segunda capital do país com menor número de favelas

Homens pardos e de baixa escolaridade moram em favelas de Campo Grande

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
favela_mandela_alicce_rodrigues (1)
Criança caminhando por área queimada na Favela do Mandela. (Alicce Rodrigues, Midiamax)

Campo Grande tem o segundo menor número de favelas do país entre as capitais. A posição no ranking é a mesma de Mato Grosso do Sul, conforme dados do Censo 2022 divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

As primeiras posições no ranking são ocupadas por estados do Norte do país. Roraima é o Estado com menor número de favelas, apenas 10, mesmo número de Boa Vista, a capital com menor número de favelas do país.

Considerando as Grandes Concentrações Urbanas (com população total de 750 mil ou mais habitantes), Campo Grande se destaca como a menor população total e menor percentual de pessoas residentes em favelas e comunidades urbanas, sendo 0,9% da população.

Confira ranking das capitais:

Goiânia (Goiás) – 55 favelas
Rio Branco (Acre) – 47 favelas
Cuiabá (Mato Grosso) – 47 favelas
Vitória (Espirito Santo) – 43 favelas
Palmas (Tocantis) – 22 favelas
Campo Grande (Mato Grosso do Sul) – 16 favelas
Boa Vista (Roraima) – 10 favelas

Homens pardos e de baixa escolaridade moram em favelas

No Censo 2022, o IBGE traçou um perfil de moradores de favelas e relevou que, no Mato Grosso do Sul, homens pardos, jovens e de baixa escolaridade são maioria nas comunidades.

Os homens representam 50,17% dos moradores de favela e a população parda, 61% das pessoas que vivem em comunidades em Mato Grosso do Sul. Considerando taxa de analfabetismo de 5,4% em MS, a vida de quem mora em comunidades revela a falta de acesso à educação, visto taxa de 31,2% de analfabetismo em moradores de favelas idosos.

Mato Grosso do tinha 539 pessoas indígenas residentes em favelas e comunidades urbanas do estado, 52,5%, ou 283 pessoas, eram do sexo feminino, e 47,5%, ou 256 pessoas, eram do sexo masculino. Destes, 49 tinham mais de 60 anos, 111 tinham entre 40 a 59 anos, 183 tinham entre 20 a 39 anos, e 196 tinham entre 0 a 19 anos.

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada! 🚀

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

ufms