Para incentivar a testagem de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), a Prefeitura de Campo Grande vai distribuir vouchers de R$ 50 que poderão ser usados no comércio do Centro da cidade. Para garantir o ‘cinquentão’ em compras é preciso se enquadrar em critérios pré-estabelecidos pelo Município. 

Conforme a coordenadora da Rede de Atenção Especializada da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Andréia Silva, público-alvo da ação é pessoas travestis e transexuais, não-binários e trabalhadores do sexo. Para participar é preciso ter CPF ativo, não ter se testado nos últimos seis meses e não ter iniciado tratamento contra HIV. 

“Nosso objetivo é atingir a população para que acessem os serviços disponíveis na rede pública”, comentou. Pessoas que levarem amigos para se testar também ganharão voucher de R$ 50.

A ação será realizada no CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), das 7h às 17h, sem intervalo para almoço. Os resultados dos testes rápidos levam até 30 minutos para que fiquem prontos. 

“Lá é feito um cadastro, pré-aconselhamento, testagem e pós-aconselhamento. Caso tenha alteração em algum exame o paciente já sai com todo encaminhamento agendado”, detalha a coordenadora.

Apesar do público alvo da campanha, Andréia lembra que atenção com as ISTs é estendida a toda a população. “Quem tem vida sexual ativa está sob risco, não importa a sexualidade. Por isso temos preservativo, testagem e tratamento disponíveis para toda a população”, finaliza. 

Balanço atualizado da Sesau aponta que, hoje, 6.493 pessoas vivem com HIV em Campo Grande. Do total, 4.912, percentual de 70%, tem carga indetectável, ou seja, não transmitem o vírus.