O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) retirou o alerta de chuvas intensas para Mato Grosso do Sul nesta segunda-feira (13). A frente fria avança com a atuação de sistemas meteorológicos que impedem a formação de chuvas. A chegada do frio está prevista para as próximas horas, trazendo consigo clima seco.

A análise em tempo real indica pouquíssima precipitação nas regiões sul e sudoeste, com apenas 2 milímetros em Porto Murtinho. Outras cidades, como Caarapó, Juti, Itaquiraí e Ivinhema, registraram entre 0,2 e 0,4 mm de chuva. Conforme o meteorologista Vinícius Sperling, do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), trata-se de chuviscos, e menos de 1 milímetro ainda é considerado um dia sem chuva.

“Estamos em uma situação de muita seca e baixa umidade. Hoje deve ocorrer a mínima invertida em algumas cidades, ou seja, a temperatura mínima pode não ocorrer nas primeiras horas do dia, mas sim após a passagem da frente. Campo Grande tem essa possibilidade”, explica.

O monitoramento também mostra a formação de nuvens na região sul e sudoeste, com a frente fria avançando. Em Sete Quedas, por volta das 8h30, a temperatura mínima era de 17°C.

Por que não chove?

Conforme o Cemtec, essa situação meteorológica ocorre devido à atuação de uma alta pressão atmosférica. Assim, este sistema meteorológico continua favorecendo o bloqueio atmosférico sobre o centro do país, inibindo a formação de nuvens e chuvas.

Aliados a este sistema, os ventos do quadrante norte intensificam o ar quente e seco sobre o
Mato Grosso do Sul. Essa condição pode trazer riscos à saúde, principalmente as crianças e idosos, além de favorecer incêndios florestais.

Por isso, a recomendação é beber bastante líquido, umidificar os ambientes e, quando possível, evitar exposição ao sol nos horários mais quentes e secos do dia.

inmet
Avanço da frente fria, com apenas chuviscos (Inmet)

Neblina

Ponta Porã e Dourados amanheceram cobertas por uma intensa neblina nesta manhã, após o domingo (12) com altas temperaturas. O meteorologista Natalio Abrão diz que essa situação era prevista, pois o solo ficou mais frio que o ar acima.

“Com o aumento da temperatura, a visibilidade melhora, mas não vai limpar o ar na região porque as nuvens devem persistir ao longo do dia. As chances de chuvas são mínimas e, se ocorrerem, serão fracas, apenas chuviscos”, afirmou.