Pular para o conteúdo
Cotidiano

Briga entre Elon Musk e Moraes pode tirar Starlink do ar e coloca produtores rurais de MS em alerta

Starlink é muito utilizada por produtores rurais para o trabalho em áreas remotas do Estado, onde sinal tradicional de internet 'não chega'
Osvaldo Sato -
Satélites da Starlink vistos da Terra (Divulgação)

A recente controvérsia entre o STF (Supremo Tribunal Federal) e Elon Musk, CEO da Tesla, SpaceX e proprietário do X (antigo Twitter), fez com que o ministro Alexandre de Moraes determinasse nesta quinta-feira (29) o bloqueio das contas da Starlink, uma das empresas do sul-africano. O objetivo seria garantir o pagamento de possíveis multas por possível descumprimento de decisões judiciais.

No entanto, a medida pode afastar a empresa do Brasil. Segundo a Anatel, a Starlink tem 215 mil clientes no Brasil e lidera o mercado de banda larga fixa via satélite, com 44% de participação. A banda larga satelital representa 1% das conexões fixas no país.

A tecnologia de acesso à internet de alta velocidade permite atingir áreas rurais e remotas onde a infraestrutura tradicional é limitada ou inexistente, como o interior de Mato Grosso do Sul. Diversos produtores rurais utilizam a tecnologia ade Musk para trabalhar no Estado.

No caso de Mato Grosso do Sul, a tecnologia é disponibilizada e tem usuários nas regiões rurais. Com o agronegócio como base de sua economia, proprietários rurais demonstram preocupação caso o serviço deixe de operar no País.

Bedson Bezerra de Oliveira, presidente do Sindicato Rural de , expressou suas preocupações sobre as possíveis consequências de uma saída da Starlink do país e, consequentemente, de Mato Grosso do Sul.

“Caso o Starlink tenha que sair do Brasil, teremos um problema muito grande, principalmente para quem trabalha com o agronegócio e faz uso da internet em áreas rurais, isoladas ou distantes”, afirmou Bezerra.

Ele destacou a importância do serviço, que permite acesso a informações cruciais para a gestão das fazendas e para o monitoramento de colheitas.

Isso porque a conexão à internet é utilizada por produtores rurais, não apenas para a comunicação, mas também para a aplicação de tecnologias que aumentam a eficiência e a produtividade.

O uso de ferramentas digitais para monitoramento de safras, controle de estoque e até mesmo para a venda de produtos agrícolas depende de um acesso à internet.

“Até onde pode chegar esse prejuízo para a gente?”, questionou Bezerra. Para ele, a falta de acesso traria diversos desafios à operação das fazendas. A preocupação também é gerada pois, em muitos casos, a Starlink é a única opção de internet de alta qualidade para produtores rurais em regiões remotas.

A opinião é reiterada por Alessandro Coelho, presidente do Sindicato Rural de , Rochedo e Corguinho, afirmou que sua “expectativa de que a situação seja resolvida com urgência, respeitando os direitos constitucionais e assegurando a continuidade dos serviços cruciais para o agronegócio brasileiro”.

Ele explica que serviço de internet de qualidade é”elemento vital para a modernização e competitividade do agronegócio brasileiro. “O serviço de internet fornecido pela Starlink é essencial para o desenvolvimento rural, especialmente em áreas remotas, onde outras opções de conectividade são limitadas ou inexistentes”, disse Coelho.

Acesso à internet em áreas rurais

A internet para produtores rurais é viabilizada por tecnologias como internet via satélite, rádio, ADSL e 4G/5G. A escolha da melhor opção pode depender da localização geográfica e das necessidades de conectividade.

Produtores rurais utilizam a internet de forma integrada a gestão das propriedades, com automatização de processos, monitoramento climático, drones conectados, pulverizadores automáticos, maquinário inteligente e outras.

Para isso, a internet via satélite, como a da Starlink, é uma das modalidades que mais tem crescido, pois não depende de antenas repetidoras instaladas no solo.

O que aconteceu?

Na noite de quarta-feira (27), Moraes intimou Musk a informar em 24 horas um representante legal no Brasil para a plataforma X. A intimação a Musk foi feita por meio do perfil oficial do Supremo no próprio X, após o tribunal ter encontrado obstáculos, nos últimos meses, para intimar algum representante da rede social em território nacional. Caso um representante não seja indicado, Moraes alertou que a plataforma será retirada do ar. Musk, por sua vez, teceu diversas críticas à Moraes, também por meio de sua conta oficial no X.

Com possibilidade de que a decisão não seja acatada, Moraes determinou o bloqueio de contas da Starlink, da empresa SpaceX, a companhia de exploração espacial de Musk.

Com a Starlink, Musk atua para lançar e formar uma “constelação” de satélites para levar conexão de internet a áreas remotas com pouca ou nenhuma estrutura, como por exemplo áreas rurais, pequenos vilarejos, desertos, alto mar, no céu (em aviões com wi-fi) e na Amazônia.

A tecnologia também funciona em movimento, em veículos como lanchas e barcos, navios (cruzeiros) e carros e motorhomes.

Os satélites da Starlink ficam em órbita terrestre baixa, a uma altitude de 550 quilômetros, o que significa que eles estão próximos da Terra (inclusive, é possível vê-los daqui), tornando o envio de sinal bem mais rápido. Para comparação, os satélites geoestacionários ficam a uma distância de 35 mil km.

Segundo a Starlink, os satélites se movem automaticamente para evitar colisões com lixos espaciais. Também há sensores de navegação para que os equipamentos possam encontrar a melhor localização, altitude e orientação para envio de sinal de internet.

Em nota aos clientes, a empresa diz que mesmo se a ordem, que considera ilegal, impactar a capacidade de cobrar as mensalidades, vai manter as conexões contratadas.

“A Starlink está comprometida em defender seus direitos protegidos por sua Constituição e continuará a fornecer serviços a você – gratuitamente, se necessário – enquanto tratamos desse assunto por meios legais”, diz a nota aos clientes.

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Fábio Trad pode ser nome do PT para disputar o Governo do Estado em 2026, diz Zeca

Wagner Moura é esnobado no Emmy 2025; veja lista de indicados

morador

Confronto com a polícia acaba com criminoso morto em Campo Grande

Desempregado? Feirão de empregos chega ao Jardim Canguru nesta terça-feira

Notícias mais lidas agora

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

lei da reciprocidade

Relatada por Tereza Cristina, Lei da Reciprocidade é publicada em resposta ao ‘tarifaço’ de Trump

axolote medicina cancer de mama 2

Cientistas descobrem novo superpoder de animal que vive no Bioparque Pantanal

Promotor cobra ‘prestação de contas’ das políticas para LGBTQIAPN+ em Amambai

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Criança fica famosa por abraçar peixes e vira referência em pescaria

Gustavinho já é conhecido em pesqueiros de Mato Grosso do Sul e tem se tornado referência nacional

Política

Aprovado projeto de lei que cria cadastro de criminosos sexuais em MS

Proposta é de autoria do deputado Coronel David

Polícia

Grupo alvo de operação da PF tem R$ 1 milhão bloqueado e carretas apreendidas em MS

Organização criminosa atua na região de Maracaju

Política

Rinaldo Modesto deve acompanhar Rose e se filiar ao União Brasil

Parlamentar é candidato à reeleição em 2026