Brasil quer privatizar pontes e deve cobrar pedágio em dólar nas fronteiras

Ponte em construção em Porto Murtinho pode entrar em pacote de concessões federais

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Ponte de Porto Murtinho (Foto: Mairinco de Pauda/Semadesc)

O governo federal estuda a concessão de pontes internacionais à iniciativa privada e, como resultado, é previsto cobrança de pedágio. O edital deve ser lançado ainda este ano e incluir sete pontes que ligam o Brasil a países vizinhos, além de outras em construção, como a de Mato Grosso do Sul.

Conforme informações do Portal da Cidade Foz, está em elaboração um edital nos moldes de concessão de rodovias, com cobrança de pedágio e melhorias nas estruturas. Vence o certame a empresa que oferecer o menor preço de pedágio.

A primeira etapa inclui seis pontes, sendo a primeira a Ponte Internacional da Integração, que liga São Borja, no Rio Grande do Sul, a Santo Tomé, na Argentina. A ideia é agilizar o desembaraço aduaneiro entre os países a partir da privatização.

Concessão em andamento

Já em andamento, está a concessão da Ponte Binacional de São Borja, que liga Brasil e a Argentina. Em setembro, o Ministério dos Transportes realizou audiências públicas sobre o empreendimento.

O investimento na obra é estimado em U$ 45,6 milhões. A outorga de concessão de obra pública, mediante sistema de pedágio, inclui projeto, construção, conservação, operação e exploração da ligação rodoviária internacional. As obras também devem incluir melhorias nos acessos rodoviários à estrutura nos dois lados da ponte.

A ponte em construção em Porto Murtinho, na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai, está prevista para entrar na concessão de pontes.

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