Pular para o conteúdo
Cotidiano

Bombeiros do Paraná e Goiás são enviados para combates aos incêndios no Pantanal

Focos de incêndios ativos diminuíram no Pantanal mesmo em meio ao tempo seco
Lívia Bezerra -
(Divulgação/CBM)

Militares do Corpo de Bombeiros do Paraná e Goiás foram enviados ao Pantanal de Mato Grosso do Sul para combate aos incêndios que atingem o bioma há mais de 100 dias.

Nessa terça-feira (23), os incêndios diminuíram de seis para quatro focos ativos, em cerca de 24h. A diminuição aconteceu no mesmo dia em que a GCIF (Guarnição de Combate a Incêndios Florestais) de Goiás participou da primeira missão na região de Maracangalha.

E cerca de 12 bombeiros paranaenses estão se deslocando para a cidade pantaneira e devem chegar nesta quinta-feira (25) para ajudar nos combates, que completarão 115 dias de trabalhos. O Capitão do Corpo de Bombeiros do Paraná, Alexandre Cavalca, adiantou que quatro guarnições e diversos equipamentos específicos estão sendo levados.

“Neste momento estamos na rodovia, deslocando até o Pantanal, com previsão de chegada no fim da tarde de amanhã (25). Estamos levando diversos equipamentos de combate a incêndio florestal, material de comunicação, EPI, para podermos auxiliar”.

Além de Goiás e Paraná, equipes de , Sergipe, Pará, Rondônia e Paraíba devem chegar ao Pantanal sul-mato-grossense nos próximos dias para contribuir com os trabalhos. O deslocamento acontece por meio da LigaBom (Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil).

“A previsão é de que todos sigam direto para “, afirmou a Tenente-Coronel Tatiane Inoue, diretora de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros Militar, responsável pelo monitoramento e ações de combate aos incêndios florestais em MS.

(Divulgação/CBM)

Efetivo e frota

Atualmente são 102 bombeiros do Corpo de Bombeiros Militar de MS, além do apoio efetivo de 75 integrantes da Força Nacional de Segurança Pública, militares da LIGABOM, das Forças Armadas (Marinha, Exército e Força Aérea Brasileira), da Polícia Militar de MS e 233 agentes do IBAMA, ICMBio e brigadistas do PrevFogo.

Estão à disposição das equipes 13 aeronaves dos Governos Estadual e Federal, sendo 5 “Air Tractor”, 7 helicópteros e 1 cargueiro KC390 Millenium. A frota ainda conta com 7 caminhões de combate a incêndio, 6 embarcações, 44 caminhonetes do CBMMS e da Força Nacional, todas equipadas com kit pick-up, mochilas costais, sopradores e equipamentos de proteção individual.

Tempo

Na terça-feira (23), a região do Pantanal sul-mato-grossense enfrentou um dia de condições climáticas extremas que elevaram significativamente o risco de incêndios florestais na região. A temperatura atingiu picos de 33°C, enquanto as rajadas de vento chegaram a 30 km/h, provenientes do nordeste.

A ausência de chuva, combinada com a umidade relativa do ar chegando a apenas 20%, criou um ambiente propício para a propagação rápida de incêndios.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Operação contra Comando Vermelho tem ação em MS e ‘Dama do Crime’ acaba presa

Incêndio assusta moradores e fumaça toma conta do Bairro Moreninha

Alckmin diz que governo tentará acordo antes do prazo para tarifaço

Atividade econômica em terras indígenas divide opiniões no Senado

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Riedel explica motivo de MS ter concurso para polícia mesmo com limite prudencial extrapolado

Últimas Notícias

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Em 2017, o ICL entrou na mira do Tribunal de Contas da União pelo uso de R$ 150 milhões

A dúvida é: quem paga essa conta cara hoje?

Bastidores

[ BASTIDORES ] Agenda interna? ‘Visita surpresa’ chama atenção

Governador passou em comércios no centro de Campo Grande na terça-feira (15)

Sérgio Cruz - O dia na história

1797 – Fundação de Miranda

Governador Caetano Pinto de Miranda mandou fundar, em 16 de julho de 1897, o presídio Nossa Senhora de Carmo do Emboteteu

Polícia

Homem é sequestrado, mantido em cárcere e dois acabam presos em Campo Grande

Homem disse aos policiais que foi obrigado a fornecer as senhas de seus cartões