Moradores do distrito Fala Verdade, em Corguinho, a 99 quilômetros de Campo Grande, reclamam de problemas com o abastecimento de água há 13 dias. O problema na bomba e na tubulação teria interrompido o abastecimento de água e deixado a coloração marrom.

Elisângela Queiroz, de 50 anos, diz que a situação persiste desde o dia 6 de julho. Foi feita uma manutenção, entretanto, sem eficácia. “Enquanto não furar outro posto, não vai resolver. Estamos sem água de novo hoje (18). Acho que vamos ter que instalar a própria caixa d’água”.

Outro morador, que preferiu anonimato, relata que não há condições de beber a água, já que a cor está marrom. “Trocam a bomba, mas não resolveu. Falaram que ia colocar um filtro e também não resolveu. Já são mais de 10 dias”.

Em resposta ao Jornal Midiamax sobre a qualidade da água na rede de distribuição, a Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) esclareceu que a segurança e potabilidade da água são “prioridades fundamentais para nós”. Confira resposta da empresa:

“Iniciou com a queima de uma bomba, seguindo da substituição, ocorrendo possivelmente a obstrução ou quebra do tubo geomecânico com filtro. Cientes desta nova situação apontada, tomamos medidas imediatas para investigar e resolver esse problema. Onde foi feito o revestimento de todo o poço, onde realizamos testes adicionais para garantir que a água atenda aos padrões de qualidade exigidos.

Estaremos já em um projeto imediato, sendo através de recursos próprios ou através de Convênio com outros órgãos a perfuração imediata de outro poço, caso retorne o problema”.

Contudo, a empresa diz que está comprometida em assegurar que a água fornecida à comunidade seja segura, saudável e atenda aos mais altos padrões de qualidade. “Continuaremos a monitorar de perto a situação e forneceremos atualizações regulares”.