Boicote não chega a gôndolas e rede Carrefour de Campo Grande segue abastecida com carne

Carrefour emitiu nota se retratando sobre a situação

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
(Foto: Helder Carvalho/Jornal Midiamax)

Dias após empresas frigoríficas brasileiras anunciarem boicote à rede Carrefour, o estoque de carne bovina nas lojas de Campo Grande segue normal. Isso porque, para que haja desabastecimento, é preciso mais tempo sem fornecimento.

O boicote foi anunciado há dois dias como forma de retaliação a uma declaração do CEO do Carrefour, Alexandre Bompard, sobre a qualidade da carne brasileira. Desde a fala em 20 de novembro, diversas autoridades brasileiras têm se manifestado contra a rede de supermercados.

Nesta terça-feira (26), o Jornal Midiamax percorreu unidade do Carrefour e do Atacadão de Campo Grande e verificou que o estoque de carne bovina está normal. Mas o desabastecimento não é descartado, se o boicote permanecer por vários dias.

Nesta terça-feira (26), o Carrefour voltou atrás da decisão com uma nota de retratação. Na nota, a rede diz que reconhece a importância do mercado brasileiro de carne bovina e afirma que vai continuar consumindo o produto. Além disso, disse lamentar que a declaração tenha sido vista de tal maneira.

(Foto: Helder Carvalho/Jornal Midiamax)

Tentativa de acordo

O grupo Carrefour Brasil se posicionou de forma aberta ao diálogo para buscar reestabelecer o comércio entre as partes. A decisão pelo interrupção no fornecimento se deu depois do CEO do Carrefour, Alexandre Bompard, de que a rede pararia de vender carne do Mercosul em suas lojas na França.

Em resposta, frigoríficos como a JBS, Marfrig e Masterboi deixaram de fornecer carne para as unidades do grupo no Brasil. A Friboi, marca da JBS, responde por 80% do volume de carne fornecido ao grupo, com 100% do fornecimento na rede Atacadão.

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, se manifestou nas redes sociais, afirmando que o Brasil não aceitará desinformação sobre seus produtos. “Não vamos admitir inverdades ou que coloquem adjetivos pejorativos nos produtos brasileiros. O Brasil é muito responsável com a qualidade do que vende para seus consumidores, tanto no Brasil quanto no resto do mundo”, afirmou.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) reiterou, em nota oficial, a qualidade e o compromisso da agropecuária brasileira com a legislação e boas práticas agrícolas, em conformidade com as diretrizes internacionais. O Mapa também refutou as declarações de Alexandre Bompard sobre as carnes produzidas pelos países do Mercosul.

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada! 🚀

Conteúdos relacionados

Cidade do Natal