Bioparque Pantanal sedia seminário sobre Saúde Mental e Trabalho nesta quinta-feira

Seminário abordará com especialistas temas relacionados à saúde mental no ambiente de trabalho

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Bioparque Pantanal (Ana Laura Menegat, Midiamax)

Nesta quinta-feira (17), o Bioparque Pantanal sedia um seminário sobre Saúde Mental e Trabalho, em Campo Grande. A programação tem início às 7h30 e encerramento às 17h.

O seminário abordará temas relacionados à saúde mental no ambiente de trabalho, com especialistas que debaterão a evolução e as perspectivas da Renast (Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador). Contudo, serão discutidos também o papel dos Sesmt (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) na vigilância em saúde dos trabalhadores expostos a fatores psicossociais e os desafios para a construção de uma atuação coletiva e transdisciplinar na área de saúde mental.

Entre os tópicos a serem debatidos estão a Síndrome de Burnout, o sofrimento psíquico no trabalho e as dificuldades organizacionais na promoção da saúde mental, além de discussões sobre assédio moral no ambiente de trabalho.

Confira a programação:

  • Evolução e Perspectivas da RENAST – Roque Manoel Perusso Veiga – Consultor Técnico da Coordenadoria-Geral de Saúde do Trabalhador (CGSAT)/Departamento de Vigilância em Saúde do Trabalhador e Ambiental/Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (DVSTA/SVS/MS).
  • A função dos SESMT na Vigilância em Saúde dos Trabalhadores expostos a fatores psicossociais no trabalho – o papel dos médicos e da equipe multidisciplinar – Dra. Marcia Bandini – Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
  • Saúde Mental e Trabalho: desafios para uma atuação coletiva e transdisciplinar – Prof. Dr. Maelison Silva Neves – Psicólogo, docente do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Intervalo: 11h30 às 13h00

  • Síndrome de Burnout: uma doença ocupacional da contemporaneidade – Dra. Liliana A. M. Guimarães – Psicóloga, pós-doutora em Saúde Mental pela UNICAMP e em Medicina do Estresse pelo Instituto Karolinska, Estocolmo, Suécia.
  • Sofrimento psíquico no trabalho e os desafios organizacionais para a promoção da saúde mental – Dra. Vanessa Catherina Neumann Figueiredo – Professora Doutora em Saúde Coletiva – UFMS – Campus Pantanal.
  • Assédio Moral no trabalho – Dra. Cândice Gabriela Arosio – Procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho em MS.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Conteúdos relacionados