Atualização do ‘Relógio do Juízo Final’ mantém humanidade “a 90 segundos” da extinção

Relógio monitora a chegada de uma catástrofe global de acordo com os acontecimentos mundiais

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
juizo final
Bioparque Pantanal apocalíptico gerado por IA (Reprodução, Campo Grande Milgrau)

Em nova atualização, cientistas mantiveram o “Relógio do Juízo Final” a 90 segundos da extinção da humanidade nesta terça-feira (23). O indicador considera preocupações sobre a estabilidade global e mostra o quão próximo a humanidade estaria do fim do mundo.

Guerras na Ucrânia e em Gaza, rearmamento nuclear e aquecimento global foram mencionados como principais ameaças. “Ano passado, expressamos uma grande preocupação ao mover o relógio para 90 segundos antes da meia-noite, o mais próximo que já esteve da catástrofe global. Os riscos do ano passado seguiram de forma feroz, e continuaram a moldar este ano”, revelou Rachel Bronson, a presidente e CEO do Boletim dos Cientistas Atômicos.

De acordo com os especialistas, o ‘apocalipse’ é marcado pela meia-noite do relógio. Quanto mais próximo os ponteiros estiverem deste horário, maior a probabilidade dos problemas sociais levarem à extinção.

No ano passado, o relógio foi ajustado para 90 segundos antes da virada, marca mais crítica já registrada na história do relógio, que se manteve neste ano. A expectativa era que, com a continuidade da guerra entre Israel e Hamas, a persistência do conflito na Ucrânia e os desastres climáticos cada vez mais críticos, os ponteiros ficassem ainda mais próximos do ‘juízo final’.

juizo final
(Arte Jornal Midiamax)

O que é o Relógio do Juízo Final?

O Relógio do Juízo Final é organizado pelo Bulletin of the Atomic Scientists, ONG de um grupo de especialistas em tecnologia nuclear e ciência climática.

Esta organização não governamental foi fundada em 1945 por cientistas que trabalharam no Projeto Manhattan, responsável pela criação das primeiras armas nucleares durante a Segunda Guerra Mundial. 

Eles se reúnem duas vezes ao ano para discutir eventos mundiais em andamento e decidir se é necessário mudar o indicador.

Além dos conflitos armados, o Relógio do Juízo Final também considera os riscos relacionados às mudanças climáticas. Desde 2007, as perturbações catastróficas causadas pelas mudanças climáticas são incluídas nas deliberações sobre a configuração do relógio. 

A decisão de mover os ponteiros do relógio é tomada com base em uma análise dos eventos atuais e tendências científicas, envolvendo debates e discussões entre os membros do comitê de ciência e segurança da organização.

Confira o anúncio (em inglês):

Conteúdos relacionados

Comunidade quilombola Eva Maria de Jesus
enem
Premiação ocorreu em Brasília