Pular para o conteúdo
Cotidiano

Atual e necessário, tema da redação do Enem leva reflexão sobre lutas e histórias invisíveis no Brasil

Especialistas comemoram tema sobre herança africana do Brasil
Jennifer Ribeiro -
(Arquivo, Midiamax)

O tema da redação do 2024 pegou muitos candidatos de surpresa no domingo (3). Atual e necessário, ‘Desafios para a valorização da herança africana do Brasil’ fez milhares de candidatos refletirem sobre o , invisibilidade que afrodescendentes enfrentam diariamente, episódios de violência física e verbal, o silenciamento da população negra, e os resgates às origens de um povo que construiu a história e cultura do Brasil.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Para a educadora social, Romilda Pizani, a educação é a principal ferramenta de transformação no mundo e por isso é tão importante que o tema tenha conquistado este espaço de reconhecimento. Conforme a ativista, isso evidencia a compreensão de que o Brasil é um país majoritariamente negro e que é fundamental haver a discussão acerca de políticas públicas e seus impactos na sociedade, principalmente para a população negra.

“Acessar políticas públicas para a população negra ainda é o maior desafio, e isso está relacionado a uma série de fatores que muitos insistem em dar invisibilidade, mas que quando se pontua de forma tão emblemática, contribuindo com que milhares de pessoas parem para pensar sobre, tudo muda, a sociedade muda”, enfatiza.

O tema e seus impactos

Para Romilda, é o conhecimento que liberta, inclui e ajuda a construir um cenário de possibilidades, mas, embora o destaque importante, o tema exposto em uma redação de um Exame tão importante não é suficiente para ser considerado uma ruptura no racismo, por exemplo.

“Ainda temos um longo caminho para percorrer. Conhecer nos liberta da ignorância do não saber, o que não quer dizer que com o conhecimento estaremos eliminando o racismo. Estamos pautando o racismo, isso nos mostra que conhecer não é o suficiente. Até porque, quem fortalece o racismo, não são pessoas desprovidas do conhecimento”, pondera.

Para o professor de redação Ale Jamil Meres, o tema não é fácil, tão pouco óbvio, mas de enorme relevância por trazer à tona a questão da democratização cultural, sempre muito elitizada.

“A cultura sempre foi elitizada e determinada pelos europeus. Isso é muito interessante, e a questão da visibilidade trabalha-se bastante com a questão da empatia, você se colocar no outro diminuindo o , aquela visão violenta que se tem a grupos diferentes daqueles que são patronizados até então pela história”, explica.

Na opinião do especialista, o tema foi uma ótima escolha visto que a população negra é majoritária no Brasil e sua representatividade em todas as esferas – política, cultural, escolar na constituição dos acadêmicos e faculdades – não corresponde ao mesmo percentual que eles têm na pirâmide e na distribuição da população brasileira.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Quatro foragidos pelos crimes de homicídio são presos em Campo Grande

Mulher flagra marido sufocando bebê de 6 meses e caso vai parar na delegacia: ‘para dormir rápido’

Adolescente de 13 anos é encontrada após um dia em Campo Grande

Catan

Voto de Fux é alerta, considera Catan sobre voto divergente no STF

Notícias mais lidas agora

Operação da PF tem alvo em MS por fraude no Dnit e desvios de R$ 60 milhões

Fux diverge de Moraes e vota contra medidas cautelares a Bolsonaro

Bebê

Laudo apontou que bebê morreu asfixiada enquanto era estuprada pelo pai em MS

icone da mpb ms ao vivo parque das nações palco

Vai lotar? Próxima atração do MS ao Vivo vai agradar amantes da MPB no Parque das Nações

Últimas Notícias

Brasil

Suboficial é condenado por assédio contra aluna de curso da Marinha

Ele ainda pode recorrer da decisão ao Superior Tribunal Militar

Trânsito

Após sofrer acidente com motocicleta em aldeia de Amambai, jovem morre em Dourados

Rapaz ficou 30 dias internado e não resistiu aos ferimentos

Transparência

Mandado de MS em operação contra fraude no Dnit não foi cumprido, diz PF

Contratos que somam mais de R$ 60 milhões teriam sido fraudados no Dnit do Amapá

Política

‘Coerência e lucidez institucional no STF’, diz Luiz Ovando sobre voto de Fux

Fux votou contra a manutenção das medidas a Bolsonaro, contrariando o entendimento já consolidado pelos ministros