Atual e necessário, tema da redação do Enem leva reflexão sobre lutas e histórias invisíveis no Brasil
Especialistas comemoram tema sobre herança africana do Brasil
Jennifer Ribeiro –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O tema da redação do Enem 2024 pegou muitos candidatos de surpresa no domingo (3). Atual e necessário, ‘Desafios para a valorização da herança africana do Brasil’ fez milhares de candidatos refletirem sobre o racismo, invisibilidade que afrodescendentes enfrentam diariamente, episódios de violência física e verbal, o silenciamento da população negra, e os resgates às origens de um povo que construiu a história e cultura do Brasil.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Para a educadora social, Romilda Pizani, a educação é a principal ferramenta de transformação no mundo e por isso é tão importante que o tema tenha conquistado este espaço de reconhecimento. Conforme a ativista, isso evidencia a compreensão de que o Brasil é um país majoritariamente negro e que é fundamental haver a discussão acerca de políticas públicas e seus impactos na sociedade, principalmente para a população negra.
“Acessar políticas públicas para a população negra ainda é o maior desafio, e isso está relacionado a uma série de fatores que muitos insistem em dar invisibilidade, mas que quando se pontua de forma tão emblemática, contribuindo com que milhares de pessoas parem para pensar sobre, tudo muda, a sociedade muda”, enfatiza.
O tema e seus impactos
Para Romilda, é o conhecimento que liberta, inclui e ajuda a construir um cenário de possibilidades, mas, embora o destaque importante, o tema exposto em uma redação de um Exame tão importante não é suficiente para ser considerado uma ruptura no racismo, por exemplo.
“Ainda temos um longo caminho para percorrer. Conhecer nos liberta da ignorância do não saber, o que não quer dizer que com o conhecimento estaremos eliminando o racismo. Estamos pautando o racismo, isso nos mostra que conhecer não é o suficiente. Até porque, quem fortalece o racismo, não são pessoas desprovidas do conhecimento”, pondera.
Para o professor de redação Ale Jamil Meres, o tema não é fácil, tão pouco óbvio, mas de enorme relevância por trazer à tona a questão da democratização cultural, sempre muito elitizada.
“A cultura sempre foi elitizada e determinada pelos europeus. Isso é muito interessante, e a questão da visibilidade trabalha-se bastante com a questão da empatia, você se colocar no outro diminuindo o preconceito, aquela visão violenta que se tem a grupos diferentes daqueles que são patronizados até então pela história”, explica.
Na opinião do especialista, o tema foi uma ótima escolha visto que a população negra é majoritária no Brasil e sua representatividade em todas as esferas – política, cultural, escolar na constituição dos acadêmicos e faculdades – não corresponde ao mesmo percentual que eles têm na pirâmide e na distribuição da população brasileira.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
Notícias mais lidas agora
- BNDES libera R$ 18,5 milhões de crédito para expansão da internet banda larga em MS
- VÍDEO: Motociclista morto na Ernesto Geisel foi arremessado ao bater de frente com carro em Campo Grande
- Homem é assassinado com tiros na cabeça e tórax dentro de carro em Ladário
- Guerra de facções: ‘Tico’ é executado com oito tiros pelo Comando Vermelho; cinco são presos
Últimas Notícias
Operação Hagnos: dois homens são presos por estupro de vulnerável em Caarapó
Durante todo o mês de novembro, a DEPCA participa da Operação Hagnos
2º Congresso dos Municípios de MS foca em parcerias após crise financeira de 2023
Congresso tem programação de três dias em Campo Grande
Encontro internacional na UEMS discute a linguagem das histórias em quadrinhos
Evento ocorre entre os dias 5 e 8 de novembro, em Campo Grande
Governo confirma morte de bebê brasileira de um ano em ataque no Líbano
A criança é a terceira vítima brasileira no conflito
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.