Atrativo turístico recebe obras de conservação do solo para manutenção dos rios de Bonito

Área produtiva de aproximadamente 45 hectares está recebendo as práticas

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Área alvo de ações de preservação em Bonito (Foto: divulgação).

Trabalho de conservação do solo está em andamento na cidade de Bonito, a 260 km de Campo Grande, um dos principais destinos turísticos de Mato Grosso do Sul. O foco das ações estão na Estância Mimosa, que abriga o maior circuito de cachoeiras da cidade e é um importante atrativo turístico local.

Segundo entidades envolvidas na iniciativa, uma área produtiva de aproximadamente 45 hectares está recebendo as práticas de conservação com o uso de maquinários especializados. 

As medidas fazem parte do projeto Prosolo, do Governo do Estado, e têm o objetivo de preservar o solo, evitar a degradação e promover o equilíbrio ambiental, beneficiando diretamente os rios e a biodiversidade local.

Para isso, as medidas contam com o empenho conjunto da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), com o apoio do Instituto Taquari Vivo e o IASB (Instituto de Águas da Serra da Bodoquena). 

Outras regiões da cidade devem receber ações com o mesmo objetivo com apoio, ainda, da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul).

Ação

“O programa tem um papel fundamental em auxiliar os produtores rurais com as técnicas necessárias e equipamentos na adequação das estradas e propriedades”, detalha Renato Roscoe, diretor do Instituto Taquari Vivo. 

“O importante é termos as estruturas de conservação do solo integradas entre todas as propriedades, pois erosão e perda de água não respeitam cercas. O resultado será rios cada vez mais limpos, com a água de chuva infiltrando nos solos, sem causar erosão e turbidez”, completa.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O anonimato é garantido por lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Conteúdos relacionados

upa