Atraso em salários e carteira não assinada estão entre as principais denúncias trabalhistas em MS em 2023
Volume de denúncias cresceu 33% entre 2022 e 2023, aponta MPT-MS
Thalya Godoy –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A quantidade de denúncias por supostas irregularidades trabalhistas em Mato Grosso do Sul praticadas por empregadores ou gestores públicos cresceu 33%, saindo de 1.246 notificações em 2022 para 1.849 registros em 2023.
O balanço foi realizado pelo MPT-MS (Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul) e divulgado nesta quinta-feira (1º).
Das 1.849 notícias de eventuais ilícitos trabalhistas do ano passado, foram instaurados 397 inquéritos civis para coletar informações sobre as possíveis irregularidades.
A maioria dos casos denunciados é sobre temas gerais, que envolvem atraso ou não pagamento de salários, de horas extras e de verbas rescisórias, não recolhimento previdenciário e do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), ausência de registro do contrato em carteira de trabalho, entre outros temas.
Denúncias sobre o ambiente de trabalho ficaram em segundo lugar no número de denúncias, com 529 registros. O tema envolve suposta inobservância de normas de saúde e segurança do trabalho, uma das principais causas de acidentes laborais e doenças ocupacionais.
Eventuais desrespeitos à igualdade de oportunidades, violência, assédio e discriminação nas relações de trabalho vieram em seguida, com 286 denúncias.
Os sul-mato-grossenses também fizeram denúncias sobre trabalho análogo ao de escravo, proteção da criança e do adolescente, fraudes trabalhistas, liberdade sindical e trabalho na administração pública.
O MPT-MS firmou 59 TACs (Termos de Ajustamento de Conduta) e ajuizou 133 ações na justiça especializada para cobrar a responsabilização dos autores das irregularidades.
Como denunciar?
Os interessados podem formalizar denúncias sobre as irregularidades trabalhistas no site do MPT ou pelo aplicativo MPT Pardal.
O cidadão também pode registrar a denúncia presencialmente. Mato Grosso do Sul conta com três unidades do Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, Dourados e Três Lagoas. A denúncia pode ser anônima ou sigilosa.
(Foto de capa: divulgação Agência Brasil)
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Estúdio de yoga é pichado com palavra ‘morte’ e símbolo satânico em Paranaíba
- Campo Grande e outras 53 cidades de MS estão na rota de chuvas intensas no fim de semana
- Trabalhador rural morre em hospital depois ser atropelado pelo próprio caminhão
- Dono de mercado preso por expor à venda carne com casulos de larvas é solto com fiança de R$ 5 mil
Últimas Notícias
PM preso em flagrante por provocar acidente passa por audiência de custódia no domingo
Policial militar foi preso em flagrante, acusado de lesão culposa na direção de veículo, evasão do local do acidente e condução sob influência de álcool ou substância psicoativa
Confira os resultados dos sorteios das Loterias Caixa deste sábado
Foram realizados sorteios de concursos da Mega-Sena, +Milionária, Dia da Sorte, Quina, Timemania e Lotofácil
Operário estreia no Estadual com vitória tranquila sobre o Águia Negra
Galo venceu o recém-promovido Águia por 2 a 0, com gols de Mauri e Matheus Bidick
Vintages e personalizados: encontro reúne diversos modelos de fuscas nos altos da Avenida Afonso Pena
Confraria Apaixonados por Fuscas e Derivados antecipou o Dia Nacional do Fusca, comemorado no dia 20 de janeiro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.