Foi inaugurado nessa quarta-feira (10) o primeiro de quatro pontos de ônibus cobertos, que serão construídos por iniciativa da Associação dos Amigos do Jardim Noroeste. O ponto está localizado na Rua Pinheiro Machado, possui piso cimentado, banco, cobertura e um jardim ao redor.

Nos próximos meses, estão previstas a entrega de três outros pontos cobertos, nas ruas Dois Irmãos, das Perdizes e também um segundo ponto na Pinheiro Machado.

“Foi uma ideia brilhante, porque às vezes a pessoa fica no sol quente e ainda toma chuva. Que mais pontos como esse venham para o Jardim Noroeste. Parabéns pela iniciativa, pois foi uma ideia brilhante”, afirmou a cozinheira Elza Marli Peixoto Miranda, de 53 anos.

Este ponto é atendido apenas pela linha 519 de ônibus circular, que passa ainda pelos bairros Maria Aparecida Pedrossian, Arnaldo Estevão de Figueiredo, Marçal de Souza, Dalva de Oliveira, Tiradentes e conclui seu trajeto no Terminal Hércules Maymone.

Segundo o presidente da Associação de Amigos, Francival Venâncio, cada ponto terá investimento de R$ 1,2 mil, com recursos da associação e apoio do empresariado local. O projeto contempla ainda a instalação futura de rede wi-fi e banheiros.

“Sei do sofrimento da pessoa ficar no sol, de ficar em pé, então surgiu a ideia de fazer esse ponto de ônibus. Vamos fazer mais quatro, mas se Deus quiser e tudo der certo, queremos fazer mais 10 pontos. Tem até Wi-Fi, o meu pensamento também é sobre um banheiro, mas este seria só nesse ponto aqui”, explicou o presidente.

Segundo ele, a proposta é de levar a ideia para outros bairros. “Vou conversar com os presidentes de outros bairros para beneficiar muita gente, porque não precisa só do poder público para fazer, a gente mesmo consegue”, disse.

Iniciativa tem apoio de empresários do bairro (Foto: Ana Laura Menegat, Midiamax)

Iniciativa é elogiada por moradores

A ideia e iniciativa da Associação foi elogiado pelos moradores, como no caso da diarista Suzana Silva de Castro, de 38 anos, que usa o transporte coletivo três vezes por semana.

“Ficou muito bom, justamente por questões de dia de sol e chuva. O wifi tbm será muito bom porque como eu trabalho à noite, às vezes já não tem mais ônibus, e eu vou conseguir pedir carro de aplicativo com o wi-fi”, afirmou a diarista.

Fabiana de Jesus, de 38 anos, compartilha essa opinião. Ela afirmou que até já teve que deixar empregos devido às dificuldades de transporte. Neste sentido, o ponto coberto pode amenizar esse problema.

“Quando arrumei um serviço no Centro, precisei pagar por transporte por carros de aplicativos e não consegui ficar no serviço, devido a ter que pagar para ir trabalhar”, destacou.

Já a aposentada Iracema Luiz Antônio, de 58 anos, também foi só elogios. “Ficou uma maravilha, muito bom. Em dias de sol quem não tinha sobrinha tinha que ficar no sol”, disse.

Maray Mendes de Oliveira, de  34 anos, também se aninou com a novidade. “Achei muito interessante e bacana, porque muitos precisam trabalhar no centro, tem uma proteção para poder esperar o ônibus e não ficar relento”, afirmou.