Pular para o conteúdo
Cotidiano

Assembleia homenageia luta antirracista com Troféu Zumbi e Tia Eva

A homenagem é um reconhecimento para pessoas que contribuem para o combate ao racismo e a valorização da cultura negra
Diego Alves -
Divulgação/ALEMS

A Assembleia Legislativa de realizou solenidade de entrega do Troféu do Mérito Legislativo Zumbi dos Palmares e Tia Eva a 26 personalidades na noite desta quinta-feira (28). A é de reconhecimento para pessoas que contribuem para o combate ao racismo e a valorização da cultura negra.

Criada em 2009, a homenagem é de iniciativa do deputado Amarildo Cruz (PT), falecido em março de 2023. Proposto pela deputada Gleice Jane (PT) neste ano, proponente do evento, “Tia Eva” passou a integrar o nome do troféu, em homenagem a mulher que fundou uma comunidade quilombola em e incentivou a igualdade racial no âmbito estadual, por força da Resolução 108/2024.

“A população negra hoje é a que tem a maior dificuldade para arrumar um emprego, é a com maior índice de violências sofridas, também hoje maior população carcerária e não porque é uma população violenta, mas uma população que é vítima de uma violência, inclusive, de Estado que criminaliza a todo momento a população negra. Nós temos hoje em curso um genocídio da população jovem negra, que é a que mais morre. Uma situação muito grave e séria. Esse evento vem em alusão ao Dia da Consciência Negra pra fazermos essa reflexão”, disse a deputada.

Tataraneta de Tia Eva e subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, Vania Lucia Baptista Duarte disse estar orgulhosa da homenagem. “É de uma importância riquíssima, porque nós precisamos dessa celebrações. Nós precisamos desses reconhecimentos que é muito positiva, fortalece a luta, fortalece a resistência. São duas pessoas de luta por liberdade para que a população negra tivesse uma vida melhor, mais justa e mais igualitária, com os seus direitos reconhecidos e oportunidades. Tia Eva foi minha tataravó, tenho muito orgulho dela, eu ainda moro na região quilombola”, ressaltou.

Outra homenageada foi a cientista política e terapeuta, Rayanne Jarcem, que contou ser de uma das famílias quilombolas que estão reivindicando os direitos pelas terras, anos após expropriações por colonizadores brancos. “Cada um dos homenageados representa uma luta do povo negro, a da minha família é essa, que quer resgatar tanto a nossa terra, quanto a nossa identidade, nosso pertencimento. Uma comunidade quilombola que trouxe história a essa cidade, que hoje é homenageada, é ainda mais , uma forma de devolver para nós em forma de homenagem, atravessando o nosso tempo e devolver àqueles que nos trazem um legado importante”, destacou.

Também foram homenageados: Adair Jerônima da Silva, Felipe Augusto da Costa Souza, Neusa Jerônima Rosa dos Santos, Jeanne Vittor da Silva, Alvaro Jeronimo da Silva, Rayanne Jarcem, Vânia Lucia Batista Duarte, Ladielly de Souza Silva, Efigênia Eugênia de Oliveira e Desidério de Oliveira, Keila de Oliveira Antonio, Francisco Leão Nobre, André Paulino de Araujo, Grazi Soares, Lorival Rocha da Cruz, Jaceguara Dantas da Silva, Jéssica Cândido, Anderson Alves dos Santos, Creuza Ribeiro Nascimento, Washington Alves Pagane, Marcos Marques da Silva, Eduardo Anderson Pereira Filho, Iza Bezerra Lopes, Iris dos Santos Moreira, Rayana Benedita da Cruz Furquim e Carlos Adalberto Pereira Porto.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Deputado Federal Fábio Trad

‘Trad é família e não seita’, defende Fábio ao anunciar apoio a Lula em 2026

Após pressão de CPI, Consórcio Guaicurus deve contratar seguro de veículos

Motor de geladeira pega fogo e casa fica parcialmente destruída após incêndio em Corumbá

Ação social visa oferecer vagas de emprego para egressos e familiares em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Câmeras mostram Raquel no banco da frente antes de ser jogada na vala pelo amante

Em abril, membros do MPMS comemoram escolha de Alexandre Magno (esq.) para indicação ao CNMP, que já tem de MS o procurador Paulo Passos (centro) (Acervo público da Assecom/MPMS)

CNMP valida desculpas para nota zero de transparência no MPMS, alerta especialista

vereadora

MPMS arquiva denúncia contra fiscalização de vereadora em UPAs de Dourados

Últimas Notícias

Política

Processo contra Carla Zambelli no Brasil é nulo, defende Pollon sobre prisão de deputada na Itália

"Ela sabe que no Brasil jamais terá um processo minimamente justo", disse Pollon

Famosos

Solteira, Virgínia Fonseca recebe caminhão de flores de cantor comprometido

Virgínia Fonseca deu o que falar ao mostrar que recebeu um caminhão de flores de um cantor sertanejo comprometido; entenda o que rolou

MidiaMAIS

Veio morar? Atriz Cláudia Ohana desembarca em Mato Grosso do Sul; saiba o motivo

"Vou juntar duas coisas maravilhosas, cinema e natureza", declarou a artista sobre a vinda ao Estado

Polícia

Pistoleiro ferido em tiroteio na fronteira permanece em UTI e sob custódia da polícia

As autoridades paraguaias prenderam oito pessoas, após encontrar balaclavas, coletes à prova de balas com nomes da Senad e armas de fogo