Artistas locais do Festival de Bonito reclamam incertezas quanto à hospedagem e locomoção

Fundação de Cultura afirma que logística será como nas edições anteriores

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Artistas se apresentam na edição 2023 (Foto: Divulgação, Marithê do Céu)

A menos de 48 horas do início do Festival de Inverno de Bonito, a edição deste ano enfrenta uma crise inesperada. Isso porque a organização do evento teria entrado em contato com os artistas locais selecionados e informado que não se responsabilizaria pela hospedagem e locomoção das atrações regionais que se apresentarão no evento, uma mudança significativa em relação aos anos anteriores.

Tradicionalmente, o governo fornecia transporte e acomodação para os artistas convidados, garantindo a logística e apoio aos artistas selecionados. No entanto, neste ano, a Organização da Sociedade Civil (OSC) responsável pela realização do festival informou aos artistas que a responsabilidade pela hospedagem e locomoção seria de sua conta.

Os artistas receberam a comunicação da OSC (Organização da Sociedade Civil) nesta segunda-feira, gerando preocupação e frustração. Segundo relatos, a decisão pegou os envolvidos de surpresa, uma vez que o governo sempre garantiu transporte, incluindo ônibus para levar os artistas até o festival.

A presidente do Fórum Estadual de Cultura, Angela Montalvão, confirmou que diversos artistas relataram tal contato. “O Fórum Estadual de Cultura recebeu esta informação, de que hoje, às vésperas da realização do evento, a OSC selecionada para executar algumas ações do festival, entrou em contato com os artistas locais selecionados, oferecendo uma ajuda de custo para que esses grupos resolvessem por si próprios o seu transporte, hospedagem e alimentação na cidade”, afirmou.

Segundo a presidente, porém, esse valor é muito abaixo do custo real de hospedagem numa cidade como o Bonito, “ainda mais em períodos de realização do festival”, ponderou.

Fórum acredita em mal-entendido

“Acredito que pode haver um mal-entendido, porque a Fundação de Cultura precisa intermediar essa relação. Se não há um entendimento da empresa que foi contratada para executar tal serviço com os artistas, é o Estado que precisa intervir, pois é o responsável pela execução do Festival”, afirmou.

Agora, o Fórum aguarda a oficialização da queixa apresentada, para poder, de alguma maneira, intervir na situação. “Os artistas locais precisam ter esse respaldo de sua hospedagem, de seu transporte, de sua alimentação de uma forma digna, para não comprometer o seu trabalho artístico durante o Festival, pois são fundamentais para a nossa identidade cultural”, disse Angela.

A reportagem do Jornal Midiamax contactou a Fundação de Cultura, por meio de sua assessoria. Esta afirmou que “todos os combinados serão cumpridos com os artistas como pagamento de cachê, transporte, estadia e alimentação”.

Além disso, a Fundação de Cultura afirmou, por meio de sua assessoria, que toda a logística será “como sempre foi feito nos festivais passados”.

Festival de Inverno de Bonito

O Festival de Inverno de Bonito 2024 começa na próxima quarta-feira (21). A programa completa do evento já está disponível para que o público possa aproveitar o máximo das atrações musicais, culturais e todo repertório de atividades que vai ocorrer até o dia 25 de agosto.

Com o tema “Da Terra Viva, Nossa Arte Vibra” o Festival de Bonito já tem atividades disponíveis nesta segunda-feira (19). A expectativa é de receber um público de 120 mil pessoas nos cinco dias oficiais de evento.

As atrações estarão disponíveis em três palcos e diferentes pontos da cidade, com oficinas educativas de arte, cultura, turismo e empreendedorismo, assim como atividades de teatro, circo, cinema, literatura, gastronomia, moda, artesanato, dança e os tradicionais shows musicais, com bandas regionais, nacionais e internacionais.

Atualizado as 20:27 para acréscimo de informações.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados