Aproximando nova geração na fé, gincana reúne 250 jovens em Maratona Bíblica

Evento tradicional completa 10 anos, desta vez, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Gincana bíblica anima crianças (Madu Livramento, Midiamax)

Com o objetivo de aproximar a nova geração de crianças e jovens da Sagrada Escritura, a Maratona Bíblica completa, neste domingo (20), 10 anos de organização da Arquidiocese de Campo Grande. Cerca de 250 jovens se reúnem no evento tradicional.

Nesta edição, o destaque celebra o evangelho de São João. O evento, organizado pela arquidiocese, que envolve diversas paróquias, promove uma competição amistosa onde os participantes leem o livro bíblico em sua totalidade e, em seguida, realizam provas para demonstrar seu conhecimento e desenvolvimento no estudo da Palavra de Deus.

A iniciativa busca não apenas incentivar o estudo das Escrituras, mas também criar um ambiente de celebração e aprendizado coletivo. A Maratona Bíblica se estabelece como uma oportunidade de reforçar a importância da bíblia na vida cristã desde a infância, cultivando o amor pela palavra e promovendo o crescimento espiritual dos participantes.

Esse ano a Maratona Bíblica na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, com cerca de 250 jovens inscritos de oito paróquias e santuários da Capital.

Mais de 250 jovens estão envolvidos (Madu Livramento, Midiamax)

Encontro de fé

Isabella Alves, de 13 anos, participa da maratona pela primeira vez. Ela afirma que é uma emoção muito grande em participar de algo assim e que ela sente que o evento a aproxima de Deus.

“Nas edições anteriores, trabalhamos o livro de Mateus e Lucas. Dos três livros, meu favorito é Mateus. Gosto da narrativa, de como ele conta as histórias vividas com Jesus”.

E por gostar tanto do encontro de fé, Isabella convidou a amiga de paróquia, Yngrid Beatriz, de 12 anos, que também se reúne pela primeira vez.

“Dá um pouco de nervoso na hora de responder às perguntas, mas estou me divertindo. O que mais gostei no livro de João são os milagres citados, como a água se transformando em vinho”.

Ester Lopes e Giovana Kina, ambas com 13 anos, são amigas de catequese e participam da maratona pela primeira vez.

“João era o discípulo mais amado de Jesus. Mesmo que Jesus fosse próximo dos outros, lendo da pra ver que havia essa diferença. Por isso gostei bastante do livro. Foi isso que mais me chamou a atenção”.

Ester diz que o evento está sendo incrível e que até já fizeram amizade com jovens de outras paróquias. Pela experiência desse ano, as duas pretendem participar das próximas edições. “A gente aprende, se diverte e ainda conhece muitas pessoas legais. Dá um nervosinho na hora das provas, mas é bem legal”.

Grupos de diversas paróquias participam (Madu Livramento, Midiamax)

Trabalho voluntário

Rafael Souza, coordenador da maratona, explica que dos 10 anos de organização, apenas na pandemia o evento deu uma pausa. Participam jovens de 12 a 14 anos. Este ano são 200 participantes, além de 300 cristãos envolvidos.

A maratona e o tema são anunciados com quatro meses de antecedência para eles se prepararem. A dinâmica envolve mais de 100 perguntas que englobam todos os capítulos de João, livro escolhido esse ano. O evento ocorre o dia todo.

“Nosso maior objetivo é que as crianças tenham mais intimidade com as escrituras sagradas. Hoje, é comum a gente ver muitos jovens sem interesse em ler e estudar a palavra de Deus, por isso queremos que eles levem esse hábito e momentos para toda a vida”.

Rafael Souza, coordenador da maratona (Madu Livramento, Midiamax)

Conteúdos relacionados

Câncer de mama