Pular para o conteúdo
Cotidiano

Após rompimento de barragem, família fica isolada e prefeitura deverá patrolar novo acesso

Na manhã desta quinta-feira (22), equipes da prefeitura deverão criar um novo acesso ao setor isolado
Guilherme Cavalcante, Valesca Consolaro -
Casa destruída pelo rompimento da barragem (Foto: Alicce Rodrigues/Jornal Midiamax)

Uma família residente no Nasa Park está “ilhada” após o rompimento da barragem do loteamento, que ocorreu na manhã da quarta-feira (21). Segundo o prefeito de , Edson Nogueira, uma estrada que dava acesso ao lote ficou destruída.

“Eles não foram afetados, só estão sem acesso. A casa está intacta”, disse Nogueira. O prefeito não posicionou se havia mais famílias na mesma situação.

Já na manhã desta quinta-feira (22), equipes da prefeitura deverão criar um novo acesso ao setor isolado. “Vamos com a patrola fazer uma estrada de cerca de 500 metros, que vai passar por uma propriedade privada”, acrescentou.

Rompimento atingiu ao menos 11 propriedades

O Núcleo de Geoprocessamento do MPMS (Ministério Público Estadual) apontou que o rompimento da barragem afetou pelo menos 11 propriedades. No entanto, este número pode aumentar à medida que novas imagens de satélite da área forem analisadas.

O Ministério Público orienta que todos os moradores afetados, que ainda não foram contatados pelo órgão, entrem em contato. O número é (67) 3318-2124.

Lago artificial foi construído em área de preservação

Relatório de fiscalização ambiental do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais) aponta que lago artificial no loteamento Nasa Park que teve barragem rompida na manhã de terça-feira (20) foi construído em APP (Área de Preservação Permanente).

Conforme noticiado pelo Jornal Midiamax, em 2008, o Ibama aplicou multa de R$ 160 mil após flagrar as irregularidades de ocupação em área de preservação e processos erosivos.

À reportagem, o Ibama informou que a conclusão da fiscalização é que “o dano ambiental não foi reparado, considerando a área de preservação permanente ocupada com o lago artificial e construções, apenas as erosões foram controladas”.

Ainda, conforme o Ibama: “Conclui-se, em síntese, que os processos erosivos foram equacionados, todavia não houve recomposição ou recuperação da vegetação em Área de Preservação Permanente”. Então, a multa não foi paga pelo proprietário responsável e a cobrança foi parar na Justiça.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
br 163 duplicações rodovia quilômetro

ANTT autoriza desapropriação de áreas para duplicação da BR-163 em Bandeirantes

IPCA-15 de julho é o mais alto para o mês desde 2021 e o maior desde maio de 2025, afirma IBGE

Feira Internacional da Música do Sul encerra inscrições para talentos do Centro-Oeste

VÍDEO: morto em confronto tinha 180 passagens de furto a tráfico de drogas em Campo Grande 

Notícias mais lidas agora

relatoria tereza nelsinho

Senadores de MS partem para os EUA e ganham destaque na briga contra tarifaço de Trump

VÍDEO: Idoso é atropelado em ciclofaixa da Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Em nota, Dom Dimas recomenda que católicos não participem do movimento Legendários

Marcos do Val contraria ordem do STF e viaja para os Estados Unidos

Últimas Notícias

MidiaMAIS

4 pontos dos Legendários que conflitam com católicos e levaram ao alerta de arcebispo

Carta de Arcebispo de Campo Grande expõe entraves entre o movimento e a Igreja Católica e não recomenda que fiéis façam parte do grupo

Polícia

‘Ele amava a estrada e o caminhão’, diz filho de motorista da carreta que caiu em ribanceira na Serra da Arara

Marlon Silva Gomes teria perdido o controle da direção

Polícia

Executado com 14 tiros em ciclovia de Campo Grande teria perdido arma de facção criminosa

Antes de ser assassinado, ‘Sorriso’ recebeu duas ligações

Cotidiano

VÍDEO: Fumaça de incêndios volta a assolar a região do Parque do Sol

Funcionários de Unidade de Tratamento de Resíduos enfrentam dificuldades para trabalhar nesta sexta-feira (25)