Calor e seca encerram ritmo ‘tranquilo’ no Pantanal e Bombeiros registram aumento dos incêndios
Trabalhos se direcionaram a seis focos de incêndio ativos atualmente
Fábio Oruê –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Na última semana, passagem da frente fria e tempo instável em Mato Grosso do Sul manteve um “ritmo relativamente tranquilo” no Pantanal de Corumbá, com a diminuição da quantidade de focos de incêndio.
Entretanto, segundo atualização da Operação Pantanal nesta sexta-feira (19), as condições climáticas na quinta-feira (18) – elevação na temperatura e baixa umidade – resultaram em um aumento “considerável no surgimento dos pontos de calor”.
Os trabalhos se direcionaram a seis focos de incêndio ativos, espalhados por diversas regiões de Mato Grosso do Sul. O Jornal Midiamax havia adiantado o alerta das equipes de combate e o possível aumento de focos de queimadas com a volta do calor.
Locais
Na região Rabicho, próxima ao Rio Paraguai, até a última passagem do satélite, pouco antes da conclusão do relatório, a estimativa de área queimada girava em torno de 5 mil hectares. No local foi elaborada uma estratégia de pontos de contenção e linhas de controle, utilizando barreiras naturais e artificiais para limitar a propagação do fogo.
A ação de primeira resposta na área com foco ativo de incêndio no Porto da Manga conta com uma equipe para avaliação in loco, além do acompanhamento via satélite para determinar a extensão.
Na região da Nhecolândia, nas proximidades do Rio Paraguai, o foco de incêndio apresenta dois pontos isolados, sem risco de propagação, pois se concentra na linha de defesa. Todavia, o Corpo de Bombeiros encaminhou equipes ao local para realizar o reconhecimento e a avaliação da área.
Uma equipe foi deslocada para combater um foco de incêndio na região de Brasilândia. O incêndio, que começou na tarde de quinta, devido às condições climáticas secas e aos ventos fortes, destaca-se em grande atenção. Os bombeiros trabalharão para evitar que os focos se espalhem para áreas residenciais e agrícolas.
Na região próxima ao município de Bonito, surgiu um foco de incêndio ativo na quinta-feira (18), em área rural ao qual foram empenhadas equipes para combate direto e contenção do foco. A atenção foi redobrada na área por ser uma região agrícola e o material orgânico do local ser de alta combustão.
Previsão do tempo
Segundo boletim, as condições climáticas apresentaram um cenário bastante desfavorável para as operações de combate. A temperatura na região atingiu picos de 33°C, o que aumentou significativamente o risco de incêndios florestais.
Além disso, a alta temperatura, aliada com 31% de umidade relativa do ar (próximo ao estado de atenção, conforme a OMS), pode provocar um desgaste físico maior nas equipes de combate. Os ventos, que hoje atingiram rajadas de até 36 km/h, estão soprando do norte.
Essas rajadas não apenas aumentam o risco de propagação rápida do fogo, mas também complicam a direção e controle das chamas.
Notícias mais lidas agora
- Operação Snow: Mulher de empresário alvo da primeira fase é presa por envolvimento com grupo criminoso
- ‘Snow II’: Advogados e policiais integravam organização que monitorava cargas de drogas
- Pelo 8° dia consecutivo, Porto Murtinho é a cidade mais quente do país
- Bêbado, motorista invade parque infantil com S-10 desgovernada em praça no Cerejeiras
Últimas Notícias
Projeto do MPMS que usa setor privado para ‘alavancar’ futebol regional é instituído em MS
Recentemente, MP também abriu inquérito para apurar condições de segurança no Estádio Jacques da Luz
Em crise financeira, Prefeitura de Caarapó convoca audiência pública sobre finanças
Encontro tratará do cumprimento das metas fiscais do ano de 2024
Gusttavo Lima faz discurso e revela objetivos se eleito presidente do Brasil
Cantor agradeceu mensagens de apoio após anunciar desejo de se candidatar à presidência nas eleições de 2026
Governo revoga mudanças no Pix após repercussão negativa e fake news
Ato alterava regras de fiscalização da Receita Federal
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.