Nesta quinta-feira (8), uma mulher de 58 anos foi encontrada morta em sítio na Vila Sapê, distrito de Douradina, a 195 quilômetros de Campo Grande. Ela morreu após levar choque ao tentar consertar máquina de lavar roupas. Após esse caso, a reportagem do Midiamax conversou com o engenheiro eletricista Ricardo Nogueira Magalhães.

Segundo ele, a manutenção em qualquer equipamento elétrico não deve ser realizada quando estiver conectado na tomada ou na rede de energia elétrica.

“A principal medida de segurança que devemos tomar, evitando o choque elétrico, é desligar o equipamento da tomada. Caso este equipamento esteja conectado diretamente na rede de energia, devemos desligar disjuntor no quadro de força correspondente”, explicou.

Ele fala que se na edificação não houver o quadro de disjuntores, deve-se desligar o disjuntor geral no padrão junto ao medidor de energia elétrica e realizar a manutenção do equipamento com toda a segurança. Entretanto, toda instalação elétrica, seja provisória ou definitiva, deve obedecer aos critérios estabelecidos pela NBR 5410/2004 Instalações Elétricas de Baixa Tensão.

“A norma NBR 5410, em sua redação, estabelece que tomadas que sirvam equipamentos que estejam em área molhadas ou sujeita a serem molhadas, devem ser protegidas pelo DR de alta sensibilidade (30 miliamperes). Este equipamento protegerá as pessoas contra a exposição ao choque elétrico”, disse.

Riscos de fios desencapados

Segundo o engenheiro, os fios desencapados nos cabos ou extensões de máquinas de lavar roupas bem como outros equipamentos que trabalham com água como as máquinas de lavar louças, máquinas de pressão para lavagem.

“Eles aumentam o potencial de choque elétrico, pois a água é um bom condutor de eletricidade e caso o fio entre em contato com a água ou com a carcaça e o usuário estiver em contato com a água ou o equipamento, levará um choque elétrico, o qual poderá ser fatal”, disse.

O que fazer diante de um acidente?

Ao percebermos que alguém levou um choque elétrico, não se deve tocar com as mãos na pessoa, pois também receberemos parte da descarga elétrica, explica o eletricista.

“Deve-se tentar afastar imediatamente a pessoa do contato com a parte energizada usando um pedaço de madeira seca, um pano seco”, disse.

Caso conheça o ambiente desligar o disjuntor geral junto ao medidor de energia da edificação, dessa forma cessará o fornecimento de interrompendo choque elétrico. Chame o socorro rapidamente.

Relembre o caso

Uma mulher de 58 anos foi encontrada morta em sítio na Vila Sapê, distrito de Douradina, a 195 quilômetros de Campo Grande. O marido levou a vítima até a base da CCR MSVia, onde médico acionou a Polícia Civil juntamente com a perícia.

O esposo disse ter encontrado a mulher com um fio de energia elétrica desencapado na boca. Em seguida, tentou reanimá-la. Como ela não reagiu, decidiu procurar ajuda do vizinho para a colocar no carro.

A perícia esteve na residência do casal, onde constatou que havia sim um fio descascado no local de uma máquina de lavar e uma chave de fenda e alicate, o que indicava que a vítima estava realizando um conserto no plug da extensão.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.