Após fala de CEO do Carrefour, governadores se posicionam contra veto da rede à carne do Mercosul

Apesar de a medida valer apenas para as lojas localizadas na França, caso gerou indignação no Brasil

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Governadores de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul (Foto: Reprodução)

Fala do CEO do Carrefour, Alexandre Bompard, sobre a interrupção na compra de carne do Mercosul tem gerado repercussão entre lideranças políticas.

Na última quarta-feira (20), ele publicou em suas redes sociais que a rede “assume hoje o compromisso de não comercializar nenhuma carne proveniente do Mercosul”, bloco formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. 

Apesar de a medida valer apenas para as lojas localizadas na França, segundo o escritório do Carrefour na França, o caso gerou indignação no Brasil.

“Nós estamos acompanhando a discussão agora do Carrefour inibindo, proibindo a compra de carne do Mercosul, e é esse tipo de coisa que a gente quer combater, esse absurdos comerciais”, disse o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, em vídeo divulgado nas redes sociais.

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, também se pronunciou. Em vídeo divulgado na internet, ele sugere boicote ao Carrefour e ao Atacadão em resposta às declarações do CEO da rede varejista francesa. 

Em um tom mais elevado, o governador mato-grossense declarou: “respeitamos o direito do Carrefour de selecionar os seus fornecedores. Entretanto, nós brasileiros também temos o direito de comprar de quem quisermos. Se o Brasil não serve para vender carne para eles, então essa empresa não deveria ser bem vista aqui.”

Como noticiado pelo Midiamax, a Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul) afirmou que o vê o veto como algo ‘meramente ideológico’.

Em nota, a associação disse que “o embargo é ato meramente ideológico, não possui qualquer motivo razoável para impor tais restrições à carne produzida no Mercosul.”

“A Acrissul reforça, portanto, o compromisso do agro brasileiro com a qualidade, sanidade e sustentabilidade dos alimentos, fatores que têm sido considerados pelo mercado global para comprar e consumir a carne brasileira, o que atesta a sua qualidade”, disse, ainda, a nota.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O anonimato é garantido por lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.