Após denúncia de formigas em traqueostomia, Santa Casa vai revisar protocolo para treinar equipe

Falta de higienização foi flagrada por familiares de idoso de 70 anos

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
formiga
Família flagrou formigas no paciente (Fala Povo Midiamax)

Após a família de um paciente, de 70 anos, internado na ala paliativa da Santa Casa de Campo Grande denunciar a falta de higienização e gravar um vídeo que mostra formigas no tubo de traqueostomia, o hospital disse em nota enviada ao Jornal Midiamax que vai revisar o protocolo de higienização e treinar a equipe.

A nota foi enviada à reportagem nesta quinta-feira (27). Um dia após o hospital ser procurado para comentar a denúncia feita por familiares. Nas imagens é possível ver que as formigas percorrem o tubo, o corpo e a maca onde o paciente está.

Em nota, o hospital disse que a situação foi reportada à equipe de enfermagem, que tomou as medidas para solucionar o problema e lamentou a situação.

Ainda em resposta, a Santa Casa garantiu que está “analisando detalhadamente o caso” e que vai “iniciar revisão dos protocolos de higienização para aplicar novos treinamentos nas equipes”.

Nota da Santa Casa de Campo Grande:

Campo Grande, 27 de junho de 2024 – A Santa Casa de Campo Grande, referência em atendimento hospitalar na região, vem a público esclarecer o incidente ocorrido com um paciente internado na ala paliativa.
Na última terça-feira, dia 25 de junho, a família de um idoso de 70 anos, portador de traqueostomia, observou a presença de formigas no tubo de respiração e corpo do paciente. A situação foi prontamente reportada à equipe de enfermagem, que tomou medidas imediatas para solucionar o problema.
A Santa Casa lamenta profundamente o ocorrido e reforça seu compromisso com a segurança e o bem-estar dos pacientes. A instituição está analisando detalhadamente o caso e afirma que vai iniciar uma revisão dos protocolos de higienização para aplicar novos treinamentos nas equipes para evitar que situações semelhantes voltem a acontecer.
A Santa Casa de Campo Grande permanece à disposição para esclarecimentos adicionais e reforça seu compromisso com a transparência e a qualidade do atendimento prestado à comunidade
“.

Relembre o caso

A situação foi flagrada pelo esposa do paciente durante visita realizada na última terça-feira (25). Ao Jornal Midiamax, a filha do idoso, Mariana Souza, contou que a mãe foi destratada pela enfermeira.

“Ela foi limpar ele, foi ver a situação dele, e aí ela encontrou essas ‘formigas-fantasmas’ andando pelo corpo dele, na tráqueo, conforme nos vídeos. A enfermeira foi ríspida e mandou ela calar a boca. Minha mãe me ligou e eu fui até lá. Depois de muita insistência e eu fazer um escândalo, resolveram a situação”, relata.

Após a publicação, a enfermeira entrou em contato com a reportagem e negou que tenha mandado a filha do paciente calar a boca. “Isso jamais aconteceu. Quando eu tentei explicar as condutas tomadas diante das formigas, ela simplesmente apontou os dedos na minha direção e quase me agrediu”.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O anonimato é garantido por lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

* Atualizada Às 21h29 em 01/07/2024 para acréscimo de informação

Conteúdos relacionados

calor
receita
jiboia