Após a família de um paciente, de 70 anos, internado na ala paliativa da Santa Casa de Campo Grande denunciar a falta de higienização e gravar um vídeo que mostra formigas no tubo de traqueostomia, o hospital disse em nota enviada ao Jornal Midiamax que vai revisar o protocolo de higienização e treinar a equipe.

A nota foi enviada à reportagem nesta quinta-feira (27). Um dia após o hospital ser procurado para comentar a denúncia feita por familiares. Nas imagens é possível ver que as formigas percorrem o tubo, o corpo e a maca onde o paciente está.

Em nota, o hospital disse que a situação foi reportada à equipe de enfermagem, que tomou as medidas para solucionar o problema e lamentou a situação.

Ainda em resposta, a Santa Casa garantiu que está “analisando detalhadamente o caso” e que vai “iniciar revisão dos protocolos de higienização para aplicar novos treinamentos nas equipes”.

Nota da Santa Casa de Campo Grande:

Campo Grande, 27 de junho de 2024 – A Santa Casa de Campo Grande, referência em atendimento hospitalar na região, vem a público esclarecer o incidente ocorrido com um paciente internado na ala paliativa.
Na última terça-feira, dia 25 de junho, a família de um idoso de 70 anos, portador de traqueostomia, observou a presença de formigas no tubo de respiração e corpo do paciente. A situação foi prontamente reportada à equipe de enfermagem, que tomou medidas imediatas para solucionar o problema.
A Santa Casa lamenta profundamente o ocorrido e reforça seu compromisso com a segurança e o bem-estar dos pacientes. A instituição está analisando detalhadamente o caso e afirma que vai iniciar uma revisão dos protocolos de higienização para aplicar novos treinamentos nas equipes para evitar que situações semelhantes voltem a acontecer.
A Santa Casa de Campo Grande permanece à disposição para esclarecimentos adicionais e reforça seu compromisso com a transparência e a qualidade do atendimento prestado à comunidade
“.

Relembre o caso

A situação foi flagrada pelo esposa do paciente durante visita realizada na última terça-feira (25). Ao Jornal Midiamax, a filha do idoso, Mariana Souza, contou que a mãe foi destratada pela enfermeira.

“Ela foi limpar ele, foi ver a situação dele, e aí ela encontrou essas ‘formigas-fantasmas’ andando pelo corpo dele, na tráqueo, conforme nos vídeos. A enfermeira foi ríspida e mandou ela calar a boca. Minha mãe me ligou e eu fui até lá. Depois de muita insistência e eu fazer um escândalo, resolveram a situação”, relata.