Apesar de perigosa, tuberculose tem cura e tratamento é gratuito nas unidades de saúde

Saiba quais são os sintomas, diagnóstico e tratamentos da doença

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Foto: Agência Brasil/Reprodução/Agecom Bahia

No domingo (17), o Brasil celebrou o Dia Nacional de Combate à Tuberculose, que visa alertar a população sobre a prevenção, sintomas e tratamento da doença. Embora seja uma enfermidade antiga, que pode ser prevenida e curada, a tuberculose segue sendo um importante problema de saúde pública.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Conforme o médico pneumologista Ronaldo Queiroz, a tuberculose é uma doença bacteriana infecciosa que, embora atinja outros órgãos, se manifesta especialmente nos pulmões. A contaminação ocorre por vias aéreas, ou seja, por meio de tosse, espirro e gotículas de saliva, por exemplo, mas não pode ser contraída pelo uso compartilhado de objetos e utensílios domésticos.

“Os pacientes questionam: ‘Dr. se eu utilizar um copo, prato ou lençol com uma pessoa positivada, posso contrair a doença?’ A resposta é não. Para contrair, as partículas contaminadas devem estar em suspensão, ou seja, no ar, flutuando. Se ela estiver em repouso, não haverá contaminação”, explica o pneumologista.

Como diferenciar tosse de gripe de tosse da tuberculose?

Em 2024, passamos por meses de temperaturas altas, com baixa umidade relativa do ar, fuligem e queimadas que propiciam sintomas respiratórios intensos, como gripes e resfriados, por isso, pode haver uma dificuldade em distinguir as enfermidades.

Porém, gripes e resfriados são virais e passam rápido. Em um dia o paciente acorda com sintomas, em sete dias, no máximo, já está totalmente recuperado.

Quando o paciente está positivado para tuberculose, o primeiro sintoma será uma tosse contínua, que ultrapassará três semanas. Depois desse período, ele passará a apresentar outros sintomas, como perda de peso, sudorese noturna, cansaço, febre, perda de apetite e tosse com secreção ou sangue.

“Diferente da gripe ou resfriado, onde os sintomas aparecem muito rapidamente, os sintomas da tuberculose aparecem aos poucos. É por isso que, se o paciente está com uma tosse que persiste há mais de 3 semanas, é imprescindível buscar uma unidade de saúde. O diagnóstico precoce leva à cura”.

Diagnóstico da tuberculose

Conforme o médico pneumologista, há três exames importantes – e gratuitos – que podem diagnosticar a tuberculose. O primeiro deles consiste na coleta de duas amostras de catarro. Ambas passam por testes, que identificam se há, ou não, a bactéria da tuberculose. Há também o teste rápido e o raio-x do tórax que, juntos ao quadro clínico, diagnosticam a doença.

“Se você tem uma tosse prolongada, procure um serviço médico porque pode ser tuberculose. A doença tem cura e tratamento eficaz. A bactéria da tuberculose vai destruindo os pulmões lentamente, então quanto mais rápido iniciar o tratamento, mais rápido se diminui a lesão, evitando as sequelas da doença”, explica.

O especialista pontua ainda que, caso haja diagnóstico precoce, o tratamento durará apenas seis meses. Vale lembrar que a vacinação BCG – aplicada na primeira infância – e uma vida saudável são as principais maneiras de prevenir a doença. Idosos, diabéticos, alcoólatras, tabagistas e pessoas reumáticas compõem o grupo de risco.

Tratamento

O tratamento da tuberculose dura seis meses e neste período o paciente toma seis remédios diferentes. Nos primeiros dois meses, são quatro medicamentos que destruirão a bactéria responsável pela doença.

Já nos últimos quatro meses, serão administrados outros dois medicamentos que evitarão que a doença retorne. Esse processo é tão importante quanto o primeiro, por isso, não deve ser suspenso.

“Teve o diagnóstico e faz o tratamento? Faça-o rigorosamente. Alguns pacientes começam a se sentir melhor após os dois primeiros meses de tratamento e interrompem o tratamento antes da hora. Isso faz com que a bactéria fique resistente aos medicamentos e aí vem a tuberculose multirresistente. Nestes casos o paciente precisa de um medicamento muito mais forte e, pela agressividade da bactéria, pode levá-lo ao óbito”, explica.

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada! 🚀

Conteúdos relacionados

Ana Benevides
transita