Pular para o conteúdo
Cotidiano

Antes de Enem começar, candidatos em Campo Grande palpitam tema de redação: ‘IA ou Meio Ambiente’

Sob chuva sem trégua, portões foram abertos pontualmente às 11h
Victória Bissaco, Monique Faria -
Estudantes aglomerados em frente à Uniderp - (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

A temida redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) já está nos pensamentos e na ponta da língua dos candidatos que chegaram cedo à da Avenida Ceará, na manhã deste domingo (3), para realizar as provas do vestibular. Dentre os temas esperados, estão Inteligência Artificial e até Meio Ambiente.

A prova de redação é aplicada na primeira etapa do Enem, junto às questões de linguagens (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação) e de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia). Ao todo, são 90 questões de múltipla escolha, mais a dissertação argumentativa.

O quarteto de amigos Eloá Silva, de 17 anos, Marcos Gabriel, de 18 anos, Beatriz Cardoso, de 17 anos, e Lavinia Letícia, de 19 anos, já possui palpites sobre o possível tema a ser abordado na prova. “A expectativa para esse ano até que está boa, mas a ansiedade está a mil, então atrapalha bastante. Toda vez é a mesma preocupação com o tema da redação”, descrevem.

Amigos vieram de bairros distantes para fazer a prova do Enem – (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

Para os amigos, a dissertação argumentativa deve envolver os temas de Inteligência Artificial, Meio Ambiente ou Educação, mais especificamente, voltada para a alfabetização infantil do . “Pode envolver tudo, são tudo probabilidades. A gente não tem certeza, é tudo uma previsão. Mas, se cair, está tudo certo”, disse uma das amigas.

Nem chuva espantou

Nem a chuva que pegou algumas pessoas de surpresa nesta manhã espantou os candidatos ao Enem. Com expectativa alta, o jeito foi encontrar abrigo embaixo de tendas ou locais fechados até a abertura dos portões, às 11h.

“A gente não esperava essa chuva do jeito que está, mas já esperava chuva. Ficamos cuidando a previsão do tempo durante a semana para nos planejarmos e também não perder a prova”, conta a empregada doméstica Gisele Ribeiro, de 37 anos, que percorreu da saída de Três Lagoas, região do Noroeste, até a Avenida Ceará para acompanhar a filha no vestibular.

Até a menina deixar a sala da prova, a ansiedade tomará conta de Gisele Ribeiro. Ela explica que a adolescente sonha em conseguir uma bolsa para estudar Design Gráfico e demonstra com muito amor o apoio à filha. “A gente veio de Uber, vou esperar ela terminar e me ligar. Então, vou voltar de novo de Uber para poder recebê-la na saída, para saber como foi”, conta.

Apoio aos candidatos

Os candidatos foram recebidos na Uniderp por equipes da Sejuv (Secretaria Municipal da Juventude) de Campo Grande. Ao Midiamax, a secretária da Juventude, Michele Ferreira conta que a ação é uma forma de apoio aos jovens. “Temos o cursinho preparatório para o Enem, então muitos desses jovens que estão aqui fizeram o cursinho. A gente faz essa recepção calorosa, com muita receptividade, dando essa segurança para eles”, relata.

As equipes entregaram água, maçãs e canetas pretas aos candidatos nesta manhã, e pretendem repetir a ação no próximo domingo (10), quando as provas de matemática e ciências da natureza serão aplicadas. O apoio deve ser realizado, desta vez, na UFMS (Universidade Federal do ).

Mais de 51 mil inscritos

Em Mato Grosso do Sul, o Enem deve mobilizar mais de 51,1 mil. O exame é a porta de entrada milhões de estudantes para o Ensino Superior, tanto público quanto privado.

Dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) mostram o perfil daqueles que tentam uma oportunidade de continuar os estudos e garantir um diploma para chamar de seu.

Mato Grosso do Sul tem 51.199 pessoas inscritas no exame em 2024 – um aumento de 7,8% em comparação ao ano passado. Do total, 30.808 inscritos são do gênero feminino, ou seja, 60,17% do total, enquanto 20.391 são homens – 39,83% dos candidatos.

Com a nota do Enem é possível concorrer a vagas em programas como o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), ProUni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Caminho do Acordo’ realiza mais de 600 atendimentos na Aldeia Te’yi´kue

Mesmo criticado, Grêmio mantém os 100% na Sul-Americana e Vasco vence a 1ª em São Januário

Motorista é preso na BR-262 com 25 Kg de cocaína que levaria a MG

Corinthians sai no lucro com gol no fim e empata com América em Cali pela Sul-Americana

Notícias mais lidas agora

Após licitação marcada por denúncias, MPMS vai pagar R$ 24,6 milhões em data center

Evento realizado na Santa Casa

Com déficit de R$ 13 milhões e superlotação, Santa Casa atribui crise ao subfinanciamento do SUS

Autor de feminicídio a golpes de pá contra a própria mãe fica em silêncio durante audiência

Bolsonarismo abre trincheira na Câmara contra PEC da Segurança, aposta do governo Lula na área

Últimas Notícias

Polícia

Polícia Rodoviária Federal apreende 133 Kg de skunk em Corumbá

Questionado sobre as informações da viagem e da carga

Brasil

Receita recebe mais de 10 milhões de declarações do IR

O número equivale a 21,69% do total esperado para este ano

Polícia

Polícia recupera motocicleta furtada e prende dupla por receptação e tráfico de drogas

Ambos foram presos em flagrante pelos crimes de receptação e tráfico de drogas

Brasil

Relator do marco temporal, Mendes recebe representantes de indígenas

Mendes é relator das ações protocoladas pelo PL