‘Ano santo’: Igreja Católica lança jubileu para promover a renovação da esperança ao longo de 2025

Atividades vão contemplar celebrações especiais voltadas para diferentes grupos da sociedade

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Coletiva sobre Jubileu Ordinário do ano de 2025 (Foto: Helder Carvalho, Midiamax).

Após 25 anos desde o último Jubileu Ordinário, o ano de 2025 será especial para a Igreja Católica em todo o mundo, e em Mato Grosso do Sul não será diferente. Aqui, celebrações e atividades especiais vão marcar todo o ano com o objetivo de promover a união, a peregrinação, renovar a esperança, receber indulgência, que é o perdão, e celebrar a graça pelo nascimento de Jesus. 

Início das festividades

Para isso, a abertura solene das festividades do ano jubilar será no próximo dia 29 de dezembro, com grande procissão que sairá da Paróquia São José, localizada na Rua Pedro Celestino, Centro de Campo Grande, até a Catedral de Nossa Senhora da Abadia e Santo Antônio de Pádua, localizada Travessa Lídia Baís, 29, centro.

Para tornar as ações possíveis, a Arquidiocese de Campo Grande começou a organização para o ano especial em agosto de 2024. Assim, no dia 24 de dezembro, véspera de Natal, o ano jubilar será aberto em Roma pelo Papa Francisco e, nas demais igrejas do mundo, o mesmo ocorrerá no dia 29.

Ações previstas

Serão várias atividades desenvolvidas durante todo o ano 2025, e várias delas vão contemplar as diversas áreas e grupos da sociedade de maneira direcionada. 

Dom Dimas Lara Barbosa, arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Campo Grande (Foto: Helder Carvalho, Midiamax).

“Vamos promover o jubileu das autoridades, dos servidores públicos, dos agentes de segurança pública, dos universitários, das famílias, dos pobres, do produtor rural, da pessoa idosa, dos povos originários e quilombolas, dos religiosos, enfim, diversos setores e categorias de fieis, em um dia voltado a eles”, detalha Dom Dimas Lara Barbosa, arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Campo Grande.

A atividade que mais vai caracterizar o jubileu são as peregrinações. Algumas igrejas, chamadas de igrejas jubilares, receberão de maneira especial os fieis que chegarão por meio de peregrinações. 

Na região de Campo Grande, serão 7 igrejas jubilares: 

  • Catedral Nossa Senhora da Abadia e Santo Antônio
  • Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
  • Santuário de Adoração Perpétua
  • Santuário Nossa Senhora da Abadia
  • Santuário São Judas Tadeu
  • Santuário Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em Bandeirantes
  • Santuário Santo Antônio de Pádua, em Terenos. 

O tema escolhido pelo papa para representar todas essas ações é: “Peregrinos da Esperança”, que já em 2024 foi trabalhado em diversos momentos pela Arquidiocese daqui.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Conteúdos relacionados