Apesar de enfrentar instabilidade no primeiro dia, o agendamento para emissão da CIN (Carteira de Identidade Nacional) continua aberto e com vagas disponíveis nesta quarta-feira (28). Há alta procura desde a primeira remessa, com mais de 14 mil novos documentos cadastrados.

No Posto de Identificação do Pátio Central, na Rua Marechal Rondon, no Centro de Campo Grande, havia apenas duas datas disponíveis, dia 26 e 27 e março. Para agilizar o atendimento diante da quantidade de pessoas, o serviço é feito a cada 15 minutos.

Vale lembrar que não é necessário correria neste momento, pois a gratuidade da nova identidade segue até 2032 e o antigo não deixa de ser válido até a produção de um novo.

Emissão gratuita

A novidade da carteira é a interligação de dados em todo o Brasil, ou seja, o número do documento é único. Também são inseridas informações gerais, por exemplo, o CPF (Cadastro de Pessoa Física) e Título de Eleitor.

O documento estará de cara nova, já que retira a tradicional marca da digital do papel e inclui um QR Code, onde será possível ver todos os dados do cidadão. Assim como o RG, a CIN terá prazo de validade, sendo de cinco anos para de 0 a 12 anos e de 10 anos para pessoas de 12 a 59 anos. Para os idosos acima de 60 anos a validade é indeterminada.

Como agendar?

Conforme a lei federal, o novo prazo de validade será de cinco anos para crianças de 0 a 12 anos; e de 10 anos para pessoas de 12 a 59 anos. Para os idosos acima de 60 anos a validade é indeterminada.

  • Acesse o site http://servicos.sejusp.ms.gov.br/
  • Clique em 1º ou 2ª via (qualquer uma das opções abrirá o agendamento)
  • Escolha o endereço do posto de identificação mais perto de você
  • Selecione o dia e horário
  • Preencha os campos obrigatórios
  • Digite os caracteres de segurança

Uma confirmação de agendamento será enviada para o e-mail. No dia agendado, o morador precisa levar os documentos de CPF e certidão de nascimento ou casamento e divórcio. Outros documentos opcionais são: Certidão de Naturalização, NIS, PIS, PASEP, tipagem sanguínea e título de eleitor.

Versões física e digital

A CIN será emitida em duas versões: física e digital, que possuem o mesmo layout e segurança. A versão física, em papel ou em policarbonato, atende aos que não possuem acesso à internet, smartphones ou computadores. Já o documento em formato digital é obtido por meio do aplicativo GOV.BR, mas somente após a emissão da carteira física.

Para verificar a autenticidade do documento, a nova identidade contará com um QR Code, que poderá ser lido por qualquer cidadão e vai permitir checar se a identidade é autêntica e se foi furtada ou extraviada.