Pular para o conteúdo
Cotidiano

Novo RG: volta de agendamentos é marcada por instabilidade em site da Sejusp

A CIN ou ‘novo RG’ não é 2ª via e pode ser solicitada até 2032, se o atual estiver na validade
Lethycia Anjos -
Novo RG
1ª via da CIN é gratuita (Ana Laura Menegat, Jornal Midiamax)

Com o retorno dos agendamentos para a emissão da CIN (Carteira de Identidade Nacional), também conhecida como ‘novo RG’, sul-mato-grossenses correram para garantir uma vaga para o mês de fevereiro. No entanto, o site da (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) tem apresentado instabilidade desde as primeiras horas desta segunda-feira (29), o que tem dificultado os agendamentos.

Nas redes sociais do Jornal Midiamax, leitores têm reclamado da dificuldade em acessar o site e concluir o agendamento devido a essa instabilidade.

“Seria bom se arrumassem o site pelo menos. Como vou fazer o agendamento assim? Está travando demais, fiquei mais de 3 horas tentando”, relata um .

Em outro comentário, um leitor afirma ter conseguido realizar o agendamento por volta das 23h deste domingo (28), antes mesmo da abertura oficial do agendamento conforme anunciado pela Sejusp.

Perdeu o agendamento?

CIN
Modelo mostra nova CIN (Arquivo, Midiamax)

Para aqueles que perderam o agendamento, não há motivo para pânico, pois a CIN ou ‘novo RG’ é um documento novo, ou seja, não se trata da segunda via do RG atual. Além disso, o RG atual permanece válido até 2032 e só precisa ser substituído em caso de vencimento, roubo ou extravio.

O documento reúne todos os dados do brasileiro em um só lugar e a partir de agora serão integrados. A nova identidade segue padrões internacionais e possui o código MRZ, mesmo do passaporte, que permite a entrada em países do Mercosul com maior facilidade.

Vale lembrar que a CIN segue sendo impressa em papel-moeda em Mato Grosso do Sul, mas há expectativa que a partir de 2024 seja impressa em cartão.

Conforme a lei federal, o novo prazo de validade será de cinco anos para crianças de 0 a 12 anos; e de 10 anos para pessoas de 12 a 59 anos. Para os idosos acima de 60 anos a validade é indeterminada.

Como tirar o novo RG em Mato Grosso do Sul

  1. Acesse o site http://servicos.sejusp.ms.gov.br/
  2. Clique em 1ª ou 2ª via (qualquer uma das opções abrirá o agendamento)
  3. Escolha o endereço do posto de identificação mais perto de você
  4. Selecione o dia e horário
  5. Preencha os campos obrigatórios
  6. Digite os caracteres de segurança

Uma confirmação de agendamento será enviada para o email. No dia agendado, o morador precisa levar os documentos de CPF e certidão de nascimento ou casamento e divórcio. Outros documentos opcionais são: Certidão de Naturalização, NIS, PIS, PASEP, tipagem sanguínea e título de eleitor.

Versões física e digital

A CIN será emitida em duas versões: física e digital, que possuem o mesmo layout e segurança. A versão física, em papel ou em policarbonato, atende aos que não possuem acesso à internet, smartphones ou computadores. Já o documento em formato digital é obtido por meio do aplicativo GOV.BR, mas somente após a emissão da carteira física.

Para verificar a autenticidade do documento, a nova identidade contará com um QR Code, que poderá ser lido por qualquer cidadão e vai permitir checar se a identidade é autêntica e se foi furtada ou extraviada.

Quando emitir?

A emissão do novo documento não é obrigatória, uma vez que o atual RG tem validade de dez anos. Só deverá solicitar a CIN os cidadãos que estiverem com a carteira de identidade vencida, roubada ou extraviada.

“As pessoas não precisam encher os postos de emissão logo que o processo for iniciado, só precisa emitir a CIN quando seu RG vencer ou em casos de roubos e extravios”, destaca Paroba.

Conforme o Governo Federal, o RG atual perderá a validade apenas em fevereiro de 2032.

A primeira via em papel e a versão digital da nova Carteira de Identidade Nacional serão gratuitas. Em Mato Grosso do Sul, a emissão da segunda via é gratuita em caso de roubo, mediante a apresentação do Boletim de Ocorrência.

Os estados podem realizar a cobrança apenas em caso de emissão da segunda via do documento, como em caso de extravios, ou se o cidadão solicitar a versão em policarbonato. Em MS, o valor da segunda via será de R$ 189,68.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Policiamento na Praça dos Três Poderes é reforçado para julgamento de Bolsonaro no STF

No estilo ‘Todo Mundo Odeia o Chris’, primas gravam vídeo para ajudar professora em cirurgia de R$ 50 mil

Ex-piloto de Fórmula 1 é preso por receptação de veículo de luxo

Desastres Digitais: Como a Recuperação de Dados Salva Empresas e Memórias

Notícias mais lidas agora

Julgamento de Bolsonaro começa na terça e terá oito sessões

Suspeito de matar filho de policial, ‘Rato’ é investigado por agiotagem e venda de armas

lua

Decepcionante para MS? Confira o cronograma de espetáculos celestes de setembro

Médicos Sesau

Está na lista? Sesau divulga nova convocação de médicos temporários

Últimas Notícias

Polícia

Investigação do Gacep apontou falhas nos atendimentos a vítimas de violência na Deam em Campo Grande

Procedimento preparatório sobre falhas da Deam foi convertido em inquérito civil

Cotidiano

Nova lei oficializa cargos efetivos na Fundação de Cultura de Campo Grande

Os cargos criados correspondem às vagas já ocupadas por servidores efetivos que atuavam anteriormente na Secult

Mundo

VÍDEO: CEO milionário causa revolta ao roubar boné de criança em torneio de tênis

CEO milionário, Piotr Szczerek tomou o boné que o tenista Kamil Majchrzak havia dado a um menino enquanto atendia fãs no US Open; veja o vídeo

Política

Adiado mais uma vez, relatório final da ‘CPI do busão’ tem novo prazo

O estudo que investiga irregularidades do Consórcio Guaicurus foi adiado duas vezes e deve ser entregue até dia 22 de setembro