Novo RG: Volta de agendamentos é marcada por instabilidade em site da Sejusp
A CIN ou ‘novo RG’ não é 2ª via e pode ser solicitada até 2032, se o atual estiver na validade
Lethycia Anjos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Com o retorno dos agendamentos para a emissão da CIN (Carteira de Identidade Nacional), também conhecida como ‘novo RG’, sul-mato-grossenses correram para garantir uma vaga para o mês de fevereiro. No entanto, o site da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) tem apresentado instabilidade desde as primeiras horas desta segunda-feira (29), o que tem dificultado os agendamentos.
Nas redes sociais do Jornal Midiamax, leitores têm reclamado da dificuldade em acessar o site e concluir o agendamento devido a essa instabilidade.
“Seria bom se arrumassem o site pelo menos. Como vou fazer o agendamento assim? Está travando demais, fiquei mais de 3 horas tentando”, relata um leitor.
Em outro comentário, um leitor afirma ter conseguido realizar o agendamento por volta das 23h deste domingo (28), antes mesmo da abertura oficial do agendamento conforme anunciado pela Sejusp.
Perdeu o agendamento?
Para aqueles que perderam o agendamento, não há motivo para pânico, pois a CIN ou ‘novo RG’ é um documento novo, ou seja, não se trata da segunda via do RG atual. Além disso, o RG atual permanece válido até 2032 e só precisa ser substituído em caso de vencimento, roubo ou extravio.
O documento reúne todos os dados do brasileiro em um só lugar e a partir de agora serão integrados. A nova identidade segue padrões internacionais e possui o código MRZ, mesmo do passaporte, que permite a entrada em países do Mercosul com maior facilidade.
Vale lembrar que a CIN segue sendo impressa em papel-moeda em Mato Grosso do Sul, mas há expectativa que a partir de 2024 seja impressa em cartão.
Conforme a lei federal, o novo prazo de validade será de cinco anos para crianças de 0 a 12 anos; e de 10 anos para pessoas de 12 a 59 anos. Para os idosos acima de 60 anos a validade é indeterminada.
Como tirar o novo RG em Mato Grosso do Sul
- Acesse o site http://servicos.sejusp.ms.gov.br/
- Clique em 1ª ou 2ª via (qualquer uma das opções abrirá o agendamento)
- Escolha o endereço do posto de identificação mais perto de você
- Selecione o dia e horário
- Preencha os campos obrigatórios
- Digite os caracteres de segurança
Uma confirmação de agendamento será enviada para o email. No dia agendado, o morador precisa levar os documentos de CPF e certidão de nascimento ou casamento e divórcio. Outros documentos opcionais são: Certidão de Naturalização, NIS, PIS, PASEP, tipagem sanguínea e título de eleitor.
Versões física e digital
A CIN será emitida em duas versões: física e digital, que possuem o mesmo layout e segurança. A versão física, em papel ou em policarbonato, atende aos que não possuem acesso à internet, smartphones ou computadores. Já o documento em formato digital é obtido por meio do aplicativo GOV.BR, mas somente após a emissão da carteira física.
Para verificar a autenticidade do documento, a nova identidade contará com um QR Code, que poderá ser lido por qualquer cidadão e vai permitir checar se a identidade é autêntica e se foi furtada ou extraviada.
Quando emitir?
A emissão do novo documento não é obrigatória, uma vez que o atual RG tem validade de dez anos. Só deverá solicitar a CIN os cidadãos que estiverem com a carteira de identidade vencida, roubada ou extraviada.
“As pessoas não precisam encher os postos de emissão logo que o processo for iniciado, só precisa emitir a CIN quando seu RG vencer ou em casos de roubos e extravios”, destaca Paroba.
Conforme o Governo Federal, o RG atual perderá a validade apenas em fevereiro de 2032.
A primeira via em papel e a versão digital da nova Carteira de Identidade Nacional serão gratuitas. Em Mato Grosso do Sul, a emissão da segunda via é gratuita em caso de roubo, mediante a apresentação do Boletim de Ocorrência.
Os estados podem realizar a cobrança apenas em caso de emissão da segunda via do documento, como em caso de extravios, ou se o cidadão solicitar a versão em policarbonato. Em MS, o valor da segunda via será de R$ 189,68.
Notícias mais lidas agora
- Motorista sofre mal súbito, bate caminhão e deixa poste ‘levitando’ na Avenida Ceará
- Mulher flagra amigo da família estuprando menina de 8 anos no quarto dela em MS
- Motorista de Fusca que ficou destruído ao bater em ônibus na Guaicurus não tinha CNH
- Funcionária encontra feto dentro de vaso sanitário em restaurante na BR-163 em Campo Grande
Últimas Notícias
PEC que proíbe aborto legal pode ser votada nesta terça na Câmara
Votação da pauta, defendida pela oposição, já foi adiada este mês
Separada há 17 anos, banda se reúne para tocar em casamento de amigos em Campo Grande
Fã número um, Edmundo foi surpreendido com a notícia de que a banda se reunirá mais uma vez em seu casamento
Operário Caarapó e Dourados conhecem adversários na Copa SP de Futebol Júnior
Maior competição de base do País reunirá 128 clubes na disputa que começa no dia 2 de janeiro
De falso policial a dono de mansões e resort: quem é o lobista preso que vendia sentenças em MS
Empresário está no centro de investigação que apura venda de decisões nos tribunais de MS, MT e até do STJ
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.