Acúmulo de entulho em calçadas da Praça Ary Coelho chama atenção na 14 de Julho

Funcionários de comércios próximos relatam que pessoas em situação de rua abandonam lixo na região

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
lixo
Entulho na calçada da praça (Nathalia Alcântara, Midiamax)

A principal praça da região central de Campo Grande, os arredores da Ary Coelho amanheceram nesta segunda-feira (19) com entulho, principalmente reciclagens. O problema também tem cunho de vulnerabilidade social, pois funcionários atribuem o acúmulo de lixo ao descarte de moradores em situação de rua.

No lado de fora da praça, os banquinhos de concreto e bancos de xadrez dão espaço ao entulho, com restos de marmitas, papelão, garrafas pet e outros tipos de plástico.

Felipe Moreirão Teixeira trabalhava na região e relata que houve aumento de pessoas em situação de rua e usuários de drogas, já que a praça também é um “refúgio” para todos que passam pelo Centro. “Acho um descaso [acúmulo de lixo], bem no Centro da cidade, fica uma coisa feia”.

Em alguns trechos o lixo está ao lado de uma lixeira, sem esforço de quem teria abandonado os itens. A sujeira se concentra apenas do lado de fora, pois uma equipe trabalhava na limpeza da área interna nesta manhã.

Em nota, a SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social), por meio da Superintendência de Proteção Social Especial e da Gerência de Média Complexidade informa que as equipes do SEAS (Serviço Especializado em Abordagem Social), informou que tem como protocolo percorrer diariamente a área central, incluindo a Praça Ary Coelho, antiga rodoviária e localidades com maior índice de pessoas em situação de rua.

“O serviço do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) se restringe a ofertar e orientar as pessoas em situação de rua na tentativa de convencê-las a aceitar o acolhimento e superar tal situação por meio dos nossos equipamentos, ofertas de serviços e benefícios assistenciais. Vale ressaltar que as recusas de atendimento são um direito garantido pela Constituição Federal de 1988, em seu Art. 5º, Inciso XV”.

Com relação à limpeza, a SISEP (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) disse que a Solurb já foi acionada e equipes farão a limpeza e o acondicionamento adequado dos resíduos, para que o serviço de coleta seja realizado.

*Material atualizado às 10h20 para acréscimo da nota da prefeitura.

(Nathalia Alcântara, Midiamax)
Lixo ao lado de lixeira (Nathalia Alcântara, Midiamax)

Conteúdos relacionados

grávida
corumbá