Foto: Site do Sistema de Seleção Unificada (Arquivo, Midiamax)

Os estudantes selecionados na primeira chamada do processo seletivo de 2024 do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) têm até esta quarta-feira (7) para fazer a matrícula ou o registro acadêmico na instituição para a qual foram selecionados. Esta quarta também é o último dia para o estudante se inscrever na de espera.

O MEC (Ministério da Educação) alerta que cabe ao candidato “observar as condições, os procedimentos e os documentos para a matrícula, bem como se atentar para os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição, em edital próprio.”

Ao todo, são 264.360 vagas, distribuídas entre 6.821 de graduação em 127 instituições de ensino superior de todo o Brasil. Em , são 4.430 vagas ofertadas em quatro instituições.

Vagas por instituição em MS

  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) – 2.063
  • Universidade Federal da Grande (UFGD) – 815
  • Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) – 1.232
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS) – 320

Cronograma

  • Inscrições: de 22 a 25 de janeiro
  • Resultados: 30 de janeiro
  • Matrícula: de 1º a 7 de fevereiro
  • Lista de espera: manifestar interesse entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro

A novidade de 2024 é que o Sisu terá apenas uma edição por ano. Nos anos anteriores, ele ocorria duas vezes por ano (no 1º e no 2º semestre). Contudo, mesmo com essa mudança, serão ofertadas vagas de cursos com o início das aulas previsto para o primeiro e segundo semestre deste ano.

Lista de espera

Quem não for selecionado nesta etapa pode manifestar interesse pela lista de espera por vagas vindas da desistência dos selecionados na primeira chamada, até o dia 7 de fevereiro. A participação na lista de espera deve ser feita por meio da página do Sisu no portal Acesso Único.

“A lista de espera poderá ser utilizada durante todo o ano de 2024 pelas instituições públicas de educação superior participantes para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular”, informa o ministério.

A convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições de ensino superior ocorrerá em 16 de fevereiro.