É comum nesta época do ano que cachorros fujam por conta dos fogos das artifício estourados nas festas de final de ano. Isso porque os animais possuem uma capacidade de ouvir muito mais eficiente do que de seres humanos.

Ou seja, segundo médico veterinário Ruben Lundgren Cavalcanti, os pets se assustam com os barulhos e acabam fugindo para se abrigar – mesmo estando em casa. Em Campo Grande, alguns ‘doguinhos’ estão desaparecidos e os donos procuram por informações.

Mufaza e Zara

Mufaza e Zara (Fotos: Fala Povo/Jornal Midiamax)

O Mufaza e a Zara, pai e filha, sumiram no Bairro Los Angeles. Conforme a funcionária pública Maria do Carmo, de 55 anos, os animais são da neta, de 6 anos. Eles são labradores – um macho amarelo e uma fêmea marrom.

Segundo Maria, eles tomam remédios controlados pois possuem uma doença nos ossos e não podem ficar sem os medicamentos. Informações podem ser repassadas no número (67) 9 9912-1947. A recompensa é de R$ 500.

Órion

Órion (Fotos: Fala Povo/Jornal Midiamax)

O Órion desapareceu na região do Bairro Estrela do Sul/Coronel Antonino, no fim de semana. Segundo a tutora, Suellen Raquel, de 26 anos, ele estava ficando na casa de um amigo, na Rua Macunaíma. O pet deve ter fugido pelo portão e não tem o costume de sair na rua.

Ele é um SRD (Sem Raça Definida) preto, macho e castrado. Tem 5 anos e pesa 10 kg. Além disso, tem uma mancha branca no queixo, pescoço e patas. Quem tiver informações do Órion pode entrar em contato com o número (67) 9 9122-8727. Suellen oferece recompensa de R$ 200.

Hércules

Hércules (Fotos: Fala Povo/Jornal Midiamax)

Já o Hércules também se assustou com os fogos da Virada de Ano e com sua força empurrou o portão, sumindo durante a noite, segundo o tutor Ronan Henrique, de 29 anos.

O animal tem 5 anos e fugiu da Rua Alexandre Fleming, na Vila Bandeirantes. Informações podem ser repassadas no número (67) 9 8441-7021.

Fogos e animais

Conforme Lundgren, quando ficam assustados com os barulhos dos fogos, alguns pets podem tentar fugir, e acabar se perdendo de casa, pulando de locais altos ou sendo atropelados na rua.

Quando chegam no auge da ansiedade podem perder as unhas das patas de tanto raspar nas paredes e portas. Alguns chegam a morder objetos da residência e, até mesmo, as próprias patas, o que pode gerar machucados profundos. 

“A audição dos pets é bastante sensível, por isso barulhos causam tanto incômodo. Os fogos de artifício deixam eles estressados, agressivos e assustados, o que acaba gerando acidentes e até descompensação em pacientes cardiopatas”, salientou.

Uma dica é colocar algodão nos ouvidos para abafar o barulho, porém, é necessário cuidado, pois o pet pode acabar comendo e o tutor não pode esquecer de retirar. Além de optar sempre pelos lugares mais silenciosos da casa e jamais deixar os animais sozinhos.