VÍDEO: imagens aéreas mostram estragos causados pela chuva em Ribas do Rio Pardo

Decreto de Estado de Emergências deve ser publicado ainda hoje

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
decretos municípios ms
Estrada destruída pela chuva no interior de MS. (Foto: Divulgação / Defesa Civil de Ribas do Rio Pardo)

Imagens aéreas divulgadas pela Defesa Civil de Ribas de Rio Pardo mostram a dimensão dos estragos causados pela chuva deste domingo (12). Ao Jornal Midiamax, o diretor do órgão informou que os estragos ainda estão sendo contabilizados, e que o decreto de ‘Estado de Emergência’ deve ser publicada ainda nesta terça-feira (14).

“A gente ainda está fazedor o levantamento da zona rural. Não posso nem te passar uma base, porque a gente ainda está analisando. A área rural do município é muito grande, mas até o final desta semana devemos ter esse levantamento”, disse o diretor do departamento da defesa civil, Sérgio Rodrigues da Silva.

Segundo ele, o atendimento foi feito para 70 famílias. Desse total, duas casas foram parcialmente destruídas pela força da chuva. O abrigo foi oferecido, mas os moradores dessas duas residências prefeririam ir para a casa de parentes.

Ao menos 70 famílias foram afetadas pelas chuvas (Foto: Divulgação / Defesa Civil de Ribas do Rio Pardo)

Houve danos no asfalto, bueiros, estradas da zona rural, e algumas pontes estão sendo analisadas por engenheiros da prefeitura. Entretanto, ninguém está isolado. Em áreas públicas, o prédio do hospital municipal da cidade, na parte de odontologia, também foi invadido pela enxurrada e deve passar por reparos, porém o atendimento segue normalmente nesta terça-feira.

Estado de Emergência

Em relação ao decreto de ‘Estado de Emergência’, ele declarou. “Acho que ele sai hoje, o prefeito deve soltar hoje. Está quase tudo pronto, acho que vai sair hoje porque a gente precisa atender essas famílias e a cidade. Será publicado no Diário Oficial da ASSOMASUL (Associação dos Municípios do Mato Grosso do Sul)”, disse ele

Durante a entrevista, ele também informou que a assistência social está acompanhado a situação e amparando as pessoas, fazendo a distribuição de agasalhos, cestas básicas, colchões. Além disso, ele informou que a população de Ribas do Rio Pardo também tem ajudado com as doações.

Previsão do tempo

Ribas do Rio Pardo está sob alerta de tempestade do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) até esta terça-feira (14). Assim, são esperados ventos de até 100 quilômetros por hora com acumulado de chuva que poderá atingir 100 milímetros. A condição de chuva deve se estender pelos próximos dias no município. 

 

Conteúdos relacionados