De tempos em tempos, quem passa na calçada da Avenida Afonso Pena, logo após o cruzamento com a Rua Bahia, se depara com a cena de esgoto que sai de prédio público e escorrendo pela calçada, inclusive, sobre piso tátil para pessoas com deficiência. 

“Esse vazamento é constante, precisa de um reparo bem feito. A impressão que se tem é que parece vazamento de fossa. Está uma nojeira, cheio de dejetos espalhados pela calçada”, comentou funcionária  pública que preferiu não ser identificada. 

Em imagens enviadas por ela é possível notar água suja que sai da caixa de esgoto do prédio onde funciona base do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). O lixo se espalha por toda a calçada da Avenida Afonso Pena, onde, obrigatoriamente, circulam pedestres que transitam pela área. 

Para moradores, além da situação nojenta, o esgoto ao ar livre representa vários outros riscos. “São adultos e crianças pisando nesses dejetos correndo riscos de contrair doenças, bactérias. Para não pisar nessa sujeira temos que transitar pela rua, correndo o risco de sermos atropelados por um ônibus, carro ou moto.  Só este ano já é a terceira vez que denuncio e é preciso que resolvam”, finaliza a servidora pública. 

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou que houve um entupimento na tubulação e que o setor responsável pelo serviço foi acionado para resolver a situação.