Equipe da PMA (Polícia Militar Ambiental) viveram momentos de alegria e excitação com um encontro inesperado ao mesmo passo que experimentaram a tristeza ao se deparar com um animal morto durante .

Na madrugada de segunda-feira (3), a equipe do Grupamento do Parque das Várzeas do realizava fiscalização nos rios e Ivinhema – na área do parque e do seu entorno – e viveu uma situação de emoção.

PMA encontrou onça-pintada (Foto: Divulgação/PMA)

Os militares se depararam com uma onça-pintada adulta à margem do rio Ivinhema, na área do Parque. Com a equipe no barco e o majestoso animal no barranco, seres humanos – protetores da fauna e flora – e a rainha do demonstraram respeito mútuo.

Confira o encontro:

De acordo com a PMA, o animal ficou algum tempo observando os policiais e, então, afastou-se. A equipe continuou a fiscalização rotineira.

Momento de tristeza

Os militares, quando o dia já tinha amanhecido, nesta terça-feira (4), viveram a tristeza de encontrar um macho adulto de cervo-do-pantanal morto boiando no rio, já na área de sua foz com o rio Paraná.

Pelo estado do animal, os policias calculam que ele tenha sido morto há pelo menos dois dias. A equipe não conseguiu determinar o que poderia ter dado causa à morte do cervo.

cervo
PMA encontrou cervo morto (Foto: Divulgação/PMA)

Durante os trabalhos, os Policiais ainda encontraram e retiraram dos rios uma rede de pesca, cinco boias e 17 anzóis de galho (petrechos proibidos para a pesca). Os infratores que armaram o material ilegal não foram localizados.