Cerca de 30 pessoas inscritas na seleção de agente censitário do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) não conseguiram fazer a prova na tarde deste domingo (24), em Campo Grande, após confusão com a hora de fechamento dos portões, que seguiu o horário de Brasília, uma hora a mais que em Mato Grosso do Sul.

Em vídeo feito por uma das candidatas impedida de fazer a prova é possível ver outros inscritos em frente à Escola Estadual Hércules Maymone. “Todo mundo para o lado de fora. E agora, o que vamos fazer? Vou pular esse muro”, comenta. 

Carolline da Cunha, de 25 anos, era uma das inscritas, segundo ela, no cartão de inscrição de alguns candidatos está expressa a informação de que “todos os horários definidos têm como referência o horário oficial de Brasília”, no entanto, no dela e no de outros colegas o informe não aparece.

“Ao meu ver isso é errado, tem que constar que é horário de Brasília, igual no Enem. O cartão de convocação para a prova também deveria ser igual para todos, por que no de alguns aparece que é horário de lá e o meu e de um monte de gente não?”, questiona. 

Apesar da reclamação, na primeira página do edital que anunciou o concurso, o IBGE fala que todas as publicações relacionadas à seleção seguem a hora de Brasília, já que o órgão é federal e a prova é realizada em todos os Estados do País.

“Todos os horários definidos neste edital, em seus anexos e em comunicados oficiais têm como referência o horário oficial de Brasília/DF”, diz o comunicado oficial que detalhou as normais para todas as etapas do concurso.

Com a negativa em entrar no local de prova, Carolline diz que o sentimento é de frustração. “É a única palavra que define esse momento. Eu estava me preparando e agora perdi a oportunidade, não tem o que fazer”, finaliza.

Concurso IBGE

Ao todo são oferecidas 148 vagas temporárias para o cargo de agente censitário de pesquisas e mapeamento, que exige apenas o nível médio. O salário inicial é de R$ 3.100,00 e auxílio-alimentação de R$ 658,00, para jornadas de trabalho de 40 horas semanais.

A prova tem 60 questões e acontece simultaneamente em todos os estados do País.