Uma anta foi filmada atravessando um das avenidas do Parque dos Poderes, durante a tarde deste domingo (09), em Campo Grande. Sem pressa, o animal atravessa a avenida até chegar ao local de mata. Motoristas pararam os veículos para que o animal atravessasse.

Na região é necessário atenção redobrada dos condutores, devido aos animais que atravessam a as vias do Parque dos Poderes. Em janeiro do ano passado, a PMA (Polícia Militar Ambiental) informou que realiza em média 2.500 resgates de animais por ano, entre eles de atropelamentos.

A anta (Tapirus terrestris), é o maior mamífero terrestre do Brasil e pode chegar a pesar 300 Kg e 2 metros de comprimento e possui uma cauda de aproximadamente 10 cm. O animal tem patas curtas, cabeça grande e focinho em forma de tromba móvel, curvada para baixo. Tem pelagem curta e áspera nos adultos e de coloração cinza escuro, tendo uma pequena crina no dorso do pescoço. Os filhotes nascem com a pelagem mais clara e com listras e pintas brancas. Alimentam-se de plantas terrícolas e aquáticas, brotos, cascas de árvore e frutos, realizando o importante papel ecológico de dispersora de sementes.