A frente fria associada ao ciclone extratropical que avança em Mato Grosso do Sul reforça um novo alerta de vendaval que pode atingir rajadas de 60 km/h em 56 cidades. O aviso tem validade nesta quinta-feira (13), com risco de queda de galhos de árvores, placas e torres.

A mudança no tempo acontece por um campo de pressão ao nível do mar, avançando do sul do Brasil para outros estados no centro-oeste e leste. O ciclone atinge principalmente o litoral do sul. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) informa que nessas regiões há grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, de queda de árvores e grandes transtornos no transporte rodoviário.

Em Mato Grosso do Sul, das 0h às 12h, a previsão indica ventos de 40 a 60 km/h. A recomendação aos moradores orienta a evitar abrigo debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas, e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Em casos de acidente ou informações, a Defesa Civil está disponível no telefone 199 e ao Corpo de Bombeiros no 193.

Estão no alerta: Amambai, Anastácio, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aquidauana, Aral Moreira, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Caarapó, Campo Grande, Caracol, Coronel Sapucaia, Corumbá, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jardim, Jateí, Juti, Ladário, Laguna Carapã, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Santa Rita do Pardo, Sete Quedas, Sidrolândia, Tacuru, Taquarussu, Terenos e Vicentina.

inmet
Fluxo de massas (Inmet)