Campo Grande e os 78 municípios de Mato Grosso do Sul estão em alerta de tempestade nesta quarta-feira (22). Segundo o (Instituto Nacional de Meteorologia), a probabilidade indica chuvas acompanhadas de queda de raios, ventos intensos e granizo.

O aviso amarelo, com grau de severidade de perigo potencial, segue válido até 10h de quinta-feira (23). A região pode marcar chuva de entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, com rajadas de vento de 40 a 60 km/h.

A condição pode favorecer risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

Três cidades do extremo sul do Estado estão em alerta vermelho para temporal: Batayporã, e Taquarussu. O município pode pontuar chuvas com mais de 100 milímetros ao dia e ventos de 60 a 100 km/h.

Chuva

A análise do (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) mostra que as instabilidades ocorrem devido ao intenso fluxo de calor e umidade vindo da Amazônia, aliado a atuação de uma frente fria oceânica. Além disso, a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica sobre o e o deslocamento de cavados favorecem a formação de nuvens e chuvas no Estado.

Entre o dia 20 e 28 de novembro, a tendência meteorológica indica espera de acumulados de chuvas entre 30 e 150 mm, com destaque para as regiões centro-sul, nordeste e leste do Estado.