Pular para o conteúdo
Cotidiano

Vai ver? Eclipse que fará sol desaparecer no céu em Mato Grosso do Sul pode ‘torrar’ os olhos

Confira como observar o espetáculo do eclipse de forma segura
Fábio Oruê -
eclipse
Eclipse solar (Kevin Baird)

O eclipse solar anular é o próximo grande fenômeno astronômico e a população em pode fazer a observação, neste sábado dia 14 de outubro, no período da tarde.

Contudo, quem quiser acompanhar o espetáculo da formação no ‘anel de fogo’ nos céus de MS deve tomar cuidado, já que não é possível observar a olho nu.

De acordo com o membro do Clube de Carl Sagan, da (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Henrique Arcuri, olhar diretamente para o sol, mesmo durante o eclipse, pode trazer danos.

“Nunca olhar diretamente para o Sol e nem utilizar materiais caseiros para observação. Os danos causados pela observação do Sol são irreversíveis”, alerta ao Jornal Midiamax. Para aqueles que preferem não arriscar, o clube de astronomia vai realizar um evento no dia 14, a partir das 14h30, no Museu das Culturas Dom Bosco, no Parque das Nações Indígenas.

A equipe formada por integrantes de diversos cursos da UFMS vai levar óculos especiais – com filtro de solda 14 para a construção – para observação do eclipse. Conforme Henrique, a ação começa a partir das 14h30 e deve durar até o pôr do sol, por volta de 17h30, com pico local de ocultação às 15h40.

Entretanto, a ocultação do sol em será de 45% – a versão 100% só será visível no nordeste brasileiro.

Não pode ir?

Henrique também orienta aqueles que, por algum motivo, não possam ir até o evento no Parque das Nações. “Um material seguro e barato para a observação do eclipse é o filtro de luz para máscara de solda de tonalidade 14 ou superior. Porém, ainda com ele, deve-se ter o cuidado de para cada 20 segundos de observação, 5 minutos de descanso antes de uma nova observação”, diz à reportagem.

Para aqueles que já estavam preparando os óculos de sol, podem ir guardando. “Os óculos de Sol não conseguem filtrar o suficiente de luz para uma observação direta do Sol. Mesmo com óculos de Sol, uma observação direta do Sol pode prejudicar a vista de maneira irreversível e definitiva”, orienta.

“O filtro de solda 14 é feito para uma grande exposição luminosa, conseguindo filtrar boa parte da luz solar, tornando a observação segura, porém ainda assim existindo limites”, alerta Henrique.

Acompanhar pela internet

O YouTube do Observatório Nacional vai transmitir ao vivo o eclipse, a partir das 10h30 (horário de MS). Segundo o Observatório, o eclipse anular do sol é um fenômeno astronômico em que a lua se alinha entre a Terra e o Sol, cobrindo a maior parte do disco solar, mas deixando apenas um “anel de fogo” brilhante ao redor da borda.

Já um eclipse total do sol ocorre quando a lua cobre completamente o disco solar, deixando apenas a coroa solar visível. A principal diferença é que no eclipse anular a Lua está mais distante da Terra e seu diâmetro aparente não fica exatamente igual ao diâmetro aparente do Sol.

O vídeo já está disponível:

Ah, e não esquece de mandar seus registros do Eclipse Solar para o WhatsApp do Jornal Midiamax pelo número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para leitores falarem com os jornalistas. Se preferir, você também pode falar com o Jornal direto no Messenger do Facebook.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Seleção Brasileira estreia neste domingo na Copa América

Atendente procura a polícia após ser assediada por cliente de farmácia em Campo Grande

Precisa de atendimento? Confira a escala médica das unidades de saúde de Campo Grande

Domingo será ensolarado e com aumento da temperatura em todo MS

Notícias mais lidas agora

Papy turbina contrato e Câmara vai pagar quase R$ 1 milhão por locação de computadores

Julgamento de PM que matou bioquímico em sala de cinema segue sem data marcada

A qualquer hora, com qualquer pessoa: mal súbito mata 300 mil por ano no Brasil

botafogo

Botafogo resolve no 2º tempo e bate o Vasco em volta ao Brasileirão após o Mundial de Clubes

Últimas Notícias

Polícia

Homem passa mal e morre em motel do Jardim Paulista, em Campo Grande

A vítima não apresentava sinais de violência

Transparência

Papy turbina contrato e Câmara vai pagar quase R$ 1 milhão por locação de computadores

Em meio a inquérito do MP, presidente do Legislativo dá canetada e aumenta valor pago para empresa de tecnologia

Cotidiano

A qualquer hora, com qualquer pessoa: mal súbito mata 300 mil por ano no Brasil

Entenda por que mal súbito atinge até mesmo pessoas que praticam exercícios físicos

Polícia

Julgamento de PM que matou bioquímico em sala de cinema segue sem data marcada

Família de Júlio Cesar Cerveira Filho luta por um julgamento digno